Cidades

Mãe aguarda desde o ano passado que filho seja submetido à cirurgia

Dona de casa informa que encaminhamento está no 3o, Centro de Saúde e aguarda aprovação

Por 7Segundos 09/05/2020 06h06
Mãe aguarda desde o ano passado que filho seja submetido à cirurgia
Criança de 5 anos espera desde o ano passado por cirurgia para a retirada das amídalas - Foto: arquivo pessoal

Após esperar meses pelo encaminhamento necessário para que o filho de cinco anos seja submetido à cirurgia para a retirada das amígdalas em Arapiraca, a dona de casa Roseane Silva se preocupa por não saber quando a criança poderá ser finalmente operada.

“Ele está cada dia pior, tem muita dificuldade para dormir, às vezes fica engasgado e também sente dor. Ele fez todos os exames e não há nenhum problema que impeça de a cirurgia acontecer. Falta só o encaminhamento, que está no 3o, Centro de Saúde desde o ano passado, e eles não dão nenhuma resposta”, relata Roseane Silva, mãe de Arthur Levi. A família mora no bairro Brasiliana. 

Ela relata que o menino passou a apresentar um crescimento anormal das amígdalas a partir dos dois anos de idade e que vinha sendo acompanhado por um médico particular, apesar das dificuldades financeiras da família. “O médico dizia que só iria operar meu filho quando ele fizesse nove anos e que, até lá, tinha que continuar sendo acompanhado. A gente pagava R$ 120 por mês, isso porque teve um político que ajudou a gente, mas mesmo assim a ficamos sem condições de continuar com esse acompanhamento”, declarou.

No ano passado, ela levou a criança para uma consulta no 3o, Centro de Saúde e a médica disse que a cirurgia era relativamente simples e prescreveu os exames e o encaminhamento. “Agora o 3o, Centro atende só casos de coronavírus e não tem nenhuma previsão de a cirurgia acontecer. Converso sempre com a agente de saúde e ela diz que o encaminhamento está lá e só isso”, declarou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca para obter informações sobre o encaminhamento da cirurgia da criança e sobre a assistência médica dos moradores dos bairros que englobavam a área do 3o, Centro, que foi transformada em Unidade Sentinela para atender exclusivamente os casos suspeitos de coronavírus. Até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.