Arapiraca

Parados há mais de 40 dias, transportadores apelam por ajuda do Governo do Estado

De acordo com Marcondes Prudente, entre as solicitações está uma linha de crédito

Por 7segundos 08/05/2020 15h03
Parados há mais de 40 dias, transportadores apelam por ajuda do Governo do Estado
Transportadores querem que o Governo libere linha de crédito - Foto: Ewerton Silva/7segundos

Os transportadores complementares estão há 46 dias sem trabalhar em Alagoas, devido aos decretos do Governo do Estado para evitar uma maior contaminação pelo Covid 19. No entanto, as medidas de isolamento social estão preocupando os transportadores que, sem trabalhar, não conseguem faturamento para pagar suas contas. “O transporte urbano, tanto na capital quanto no interior, vem funcionando com uma série de critérios. Alguns veículos de transporte interestadual também estão funcionando, só nós é que estamos parados,” afirmou Marcondes  Prudente, presidente da Coopervan.

Prudente vem apelando ao Governo do estado para que haja uma flexibilização, no sentido que o transporte possa funcionar com pelo menos 50% da sua capacidade e obedecendo os mesmos critérios dos veículos urbanos. “Isso já diminuiria nossos prejuízos”, afirmou o representante da classe, que aproveitou para fazer outra observação.  Segundo ele, que precisa se deslocar de Arapiraca até Maceió, por exemplo, tem que buscar alternativas como taxis ou caronas compartilhadas. “onde o custo fica bem maior para o usuário,” enfatizou.

Marcondes Prudente também informou que vem tentando junto a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL), a liberação de uma linha de crédito de até R$ 21 mil e com taxa de juros inferior a um por cento, acrescida de uma carência de seis meses a um ano para o início do pagamento. “O Rio de Janeiro já está liberando essa linha de crédito para os transportadores. Fazems um apelo ao Governador Renan Filho  e ao presidente da ARSAL, Ronaldo Medeiros, para que socorram a nossa categoria”, concluiu.

Sobre a informação que o Governo vai liberar R$ 2.500 para cada transportador a título de empréstimo, Prudente afirmou que o valor é insuficiente para a manutenção dos veículos parados e, também, das famílias dos trabalhadores.