Baixo São Francisco

Prefeitura de São Brás garante que hospital está funcionando e justifica doação de terrenos

Polêmica surgiu após a derrubada do muro do único Hospital da cidade

Por 7segundos 08/05/2020 18h06
Prefeitura de São Brás garante que hospital está funcionando e justifica doação de terrenos
Muro do Hospital de São Brás foi derrubado - Foto: Cortesia

O portal 7segundos recebeu, nesta sexta-feira (8), uma denúncia que o prefeito da cidade de São Brás, Marcos Sandes e seus oito vereadores da base, teriam  derrubado o muro do hospital Dr José Wanderley Neto para doar os terrenos que ficam ao lado da unidade.

Conforme a denúncia, neste momento de pandemia do Covid 19, o prefeito não estaria disponibilizando barreiras sanitárias, faltam médicos no hospital obrigando a população procurar atendimento em Propriá (SE) e no posto de saúde de Porto Real do Colégio, onde muitas das vezes não recebem a atenção necessária.

De acordo com os denunciantes, são doações para fins eleitoreiros e prometem acionar o Ministério Público com mais uma representação. Afirmam inclusive que os terrenos são impróprios para a construção de casas, porque no local era descartado lixo hospitalar.

A resposta

O portal 7segundos manteve contato com Edson de Carvalho Neto, Procurador do Município. Ele explicou que a prefeitura de São Brás realizou a desapropriação de sete tarefas de terra, em um terreno vizinho ao hospital para doação à famílias do município.

“O muro do hospital foi derrubado para dar acesso as ruas que serão criadas na área desapropriada. Não afetando o funcionamento do hospital, que conta com a atendimento diário para população, inclusive com médicos plantonistas”, explicou..

“A doação dos terrenos para construções das casas, será feita exclusivamente pela Secretaria de Assistência Social do município, dentro do perfil de cada cidadão e ocorrerá nos meses de novembro ou dezembro, portanto após o período eleitoral, sem qualquer viés político”.

Ainda de acordo com o procurador  Edson de Carvalho, a  área é própria para habitação, não tendo qualquer relação com lixo hospitalar. “O fato isolado do descarte do lixo hospitalar no local, ocorreu por um funcionário específico, que estamos apurando administrativamente sua conduta, onde ocorreu o descarte isolado de forma inadequada.  A gestão do Prefeito Marcos Sandes, desde seu início, realizou contrato de descarte de lixo hospitalar com a empresa especializada SERQUIP, bem como tratou de eliminar lixão que existia na cidade”.

E concluiu afirmando: “Assim o Prefeito tem total responsabilidade com o meio ambiente, sendo totalmente infundadas as denúncias, desassociadas de provas”.