Geral

[Vídeo] Coronavírus: Fiscalização falha e medidas sanitárias são descumpridas em feira de Arapiraca

Feirantes e consumidores transitavam na feira sem o uso de máscara

Por 7segundos 07/05/2020 11h11
[Vídeo] Coronavírus: Fiscalização falha e medidas sanitárias são descumpridas em feira de Arapiraca
Feirantes e consumidores sem o uso de máscara de proteção - Foto: Ewerton Silva / 7segundos

Diferente de outras cidades e capitais do país onde os gestores estaduais e municipais reforçam as medidas de proteção ao avanço do novo coronavírus, em Arapiraca parece que a vida segue normal,  apesar do município já ter registrado quatro mortes e confirmados 42 casos da covid-19.

Barrreiras sanitárias nos limites de alguns municípios do Agreste, a exemplo de Girau do Ponciano, que está disponibilizando agentes públicos municipais para monitorar e realizar testes sobre a incidência de febre (um dos sintomas da covid-19) em pessoas que entram no município.

Já em Arapiraca, cidade localizada no coração do Agreste e que interliga todas as regiões do estado, não se vê esse tipo de iniciativa.

O Portal 7Segundos esteve na manhã desta quinta-feira (07) no bairro Brasilia, onde acontece a feira livre. Grande parte dos consumidores usava máscara de proteção no rosto, mas havia circulação de pessoas sem o adereço de proteção, o que aumenta o risco de contaminação ao coronavirus. 

“Deveria ter fiscais nos pontos de acesso à feira impedindo a entrada de pessoas que estivessem sem máscara. Uma iniciativa tão simples, mas parece que o prefeito Rogério Teófilo não está preocupado com isso”, desabafou uma consmidora.

A equipe de reportagem flagrou, inclusive, vários feirantes sem máscara, o que pode aumentar o risco de contaminação para quem frequenta o local e para eles mesmos. ”A Vigilância Sanitária deveria estar aqui impedindo que esses feirantes venham comercializar os produtos sem proteção. Isso é um absurdo”, falou uma dona de casa.

Foi constatado, também, que em alguns pontos da feira livre do bairro Brasília não está sendo respeitada a distancia de 1,5 entre as barracas - medida anunciada pela Secretaria Municipal de Industria, Comercio e Serviço -como forma de prevenção ao avanço do coronavírus.

Por volta das 10h da manhã uma equipe do Procon Municipal chegou à feira para informar as pessoas sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, mas somente conversava com as pessoas e elas continuaram no local.

“ Permaneçam em vias públicas só com o uso da máscara. Só assim a gente pode se sentir mais seguro e evitar novas mortes”, desabafou um feirante.

Outras denúncias 

Há também denúncias de que um restaurante localizado às margens da rodovia AL 220, no Posto Pichilau, continua funcionando normalmente com um grande fluxo de pessoas, especialmente com a presença de de políticos da região.

O local, inclusive, foi palco na última terça-feira (05) de uma confusão envolvendo o presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca e um advogado.

Na manhã desta quarta-feira (05) nossa equipe de reportagem também flagrou um trânsito intenso nas ruas do Centro da cidade, o que causou até congestinamento em alguns trechos.  

O município poderia anunciar um plano de interdição das ruas na área comercial, como forma de evitar esse congestionamento e evitar a circulação de pessoas, como foi realizado no municípo de Maceió. 

Mas pareque os gestores municipais estão inertes a essa grave situação da pandemia que a cada dia sobrecarrega os hospitais e reduz o número de leitos disponívies para quem precisa de atendimento médico de urgência. 

Com uma fiscalização mais intensa, e iniciativas simples como essas citadas acima, a Prefeitura de Arapiraca poderia, assim como a população em geral,  evitar o colapso que estar por vir.