Saúde

UPA de Palmeira registra aumento no atendimento de pacientes suspeitos de coronavírus

A Unidade é referência na assistência de urgência

Por 7Segundos 04/05/2020 11h11
UPA de Palmeira registra aumento no atendimento de pacientes suspeitos de coronavírus
UPA de Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios confirma significativo aumento nos atendimentos de pacientes com suspeita de coronavírus ou com suspeita de síndrome gripal. A Unidade é referência na assistência de urgência e emergência em toda a 8a Região, formada pelos municípios de Estrela de Alagoas, Maribondo, Igaci, Belém, Tanque Darca, Quebrangulo, Minador do Negrão e Cacimbinhas, entre outros que também encaminham pacientes para a UPA palmeirense.

Segundo o coordenador de enfermagem da UPA José Fernando, há duas semanas a procura tem aumentado consideravelmente. “A demanda cresceu muito nos últimos dias, mas qui é porta aberta 24 horas e a determinação do prefeito Júlio Cezar é atender todos que chegarem aqui. A rotina no ambiente hospitalar não é fácil, principalmente numa Unidade de Pronto Atendimento. Imagine então com um cenário de pandemia pelo qual estamos passando. Com a chegada dos leitos de Cuidados Intermediários, a UCI, que estão em fase de implantação, teremos um suporte melhor e uma retaguarda com mais profissionais e equipamentos de UTI para socorrer possíveis pacientes graves da Covid-19”, explicou o coordenador.

E continuou. “O fato de estarmos na quadra chuvosa e no ciclo das síndromes gripais, com consequências respiratórias para alguns pacientes, influenciam no aumenta da demandada da UPA. Nossa equipe é muito preparada e experiente para lidar com essa situação. Quando é necessário e o médico pede transferência dos pacientes com coronavírus, estamos encaminhando para Arapiraca porque é lá a nossa referência”, finalizou Fernando.