Saúde

Defensoria propõe intensificação de medidas preventivas em Arapiraca

Medidas visam impedir aglomerações para evitar a propagação da Covid-19

Por Redação, com assessoria 01/05/2020 16h04
Defensoria propõe intensificação de medidas preventivas em Arapiraca
Reunião com o Gabinete de Crise do Coronavírus da Prefeitura de Arapiraca - Foto: Assessoria

Em reunião com o Gabinete de Crise do Coronavírus da Prefeitura de Arapiraca, ocorrida nesta quinta-feira (30), os defensores públicos André Chalub Lima e Marcos Antônio Freire apresentaram propostas ao Município para garantir o cumprimento do decreto de isolamento social e proteger os cidadãos de situações de risco de contaminação. Na oportunidade, o prefeito Rogério Teófilo e equipe, também, apresentaram aos defensores as ações já desenvolvidas pelo Poder Público para combater a transmissão do vírus.

Entre as indicações apresentadas ao Município estão o reforço da divulgação das informações de prevenção e dos locais de atendimentos iniciais em caso de suspeita de covid-19; a adoção de medidas enérgicas, fiscalizadoras e punitivas, para as pessoas que descumpram as recomendações sanitárias e do decreto; e intensificação da atuação municipal na identificação dos casos, de modo a fornecer equipamentos de EPI's para os agentes comunitários de saúde voltarem às suas atividades de campo.

Além disso, solicitaram maior fiscalização e o fechamento de estabelecimentos que estão funcionando clandestinamente, como academias, campos de futebol e os estacionamentos no Centro da cidade, bem como o acompanhamento das empresas de ônibus, identificado e acompanhamento da saúde de pessoas que venham de outros estados.

Sobre locais como mercados públicos e supermercados, a Defensoria pediu maior fiscalização sobre uso de máscaras por trabalhadores e clientes; a permissão de entrada de apenas um por família, além de verificação da temperatura das pessoas que ali transitam. Com os Bancos, em especial com as agências da Caixa Econômica Federal, o fechamento das ruas de acesso, fixação de pontos de identificação com distanciamento de 1 metro de distância.