Política

Governador não participou de evento em Teotônio Vilela neste 1º de maio

Foto é de um ano atrás, quando Renan Filho inaugurou o CISP da cidade

Por Redação, com assessoria 01/05/2020 15h03
Governador não participou de evento em Teotônio Vilela neste 1º de maio
Informação espalhada pelas redes sociais é falsa - Foto: Agência Alagoas

Circula nas redes sociais uma imagem com texto dizendo que o governador de Alagoas, Renan Filho, participou de uma solenidade na cidade de Teotônio Vilela nesta sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador. Trata-se de fake news: a fotografia é de um ano atrás, quando o governador participou de eventos no município em 1º de maio de 2019.

No conteúdo falso há o seguinte texto sobreposto à imagem: “Festa do Trabalhador. 1º de Maio, governador Renan Filho curado do coronavírus. Contraiu 25/04/2020. Curado 01/05/2020. Auditório da Sec. de Educ. em Teotônio Vilela. Curado em 5 dias”.

A foto original foi publicada como uma lembrança, nesta sexta-feira (1º), no perfil do Instagram do prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira. O prefeito deixa claro na legenda da foto que está apenas relembrando a data do ano passado: "Dia 1 de maio de 2019! Lembranças de um dia do trabalhador festivo, de muitas inaugurações e festa para toda a população”. Confira aqui a postagem.

Em 1º de maio do ano passado, Renan Filho viajou ao município para entregar o 18º CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) de Alagoas, inaugurar o Ginásio O Senadinho e participar da entrega da nova sede da Secretaria de Educação e Cultura do município. Veja aqui a reportagem e fotos do evento de um ano atrás.

No dia 25 de abril, há uma semana, Renan Filho confirmou em suas redes sociais o diagnóstico positivo para a Covid-19. Desde então, ele se encontra em isolamento social, sendo tratado da doença em casa, de acordo com o Gabinete Civil do Estado de Alagoas e o próprio governador.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.