Arapiraca

Hospital de Emergência do Agreste promove doação de máscaras feitas por voluntários

Nesta terça-feira (28), a gerente-geral do Hospital, Bárbara Fernanda, iniciou a campanha com a distribuição gratuita de máscaras protetoras para os acompanhantes de pacientes.

Por 7segundos com assessoria 28/04/2020 12h12
Hospital de Emergência do Agreste promove doação de máscaras feitas por voluntários
No Hospital de Emergência do Agreste, máscaras são doadas para acompanhantes - Foto: Davi Salsa/Assessoria

Mesmo diante do trabalho intensivo do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na luta contra o novo Coronavírus (Covid-19), o sentimento de solidariedade e o amor ao próximo também fazem muita diferença.

Nesta terça-feira (28), a gerente-geral do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, Bárbara Fernanda Albuquerque, iniciou uma campanha com a distribuição gratuita de máscaras protetoras para os acompanhantes de pacientes.

Desde o início da pandemia de Covid-19 que as visitas aos pacientes internados no hospital estão suspensas.

Mas a direção do HE do Agreste continua garantindo o direito a um acompanhante para os pacientes idosos acima de 60 anos, menores de 18 anos e pessoas com dificuldade de locomoção, conforme preconiza a legislação.

Segundo revela a gerente-geral Bárbara Fernanda Albuquerque, as máscaras de proteção para os acompanhantes de pacientes foram feitas por um grupo de voluntários com o apoio de alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A campanha sensibilizou servidores do hospital, acompanhantes e pacientes. A distribuição das máscaras de tecido contou com o apoio da Coordenação do Serviço Social do HE do Agreste.

O coletador de materiais recicláveis José Severino de Melo, que acompanha o filho há vários dias no setor de internação, por conta de uma queda de moto, elogiou a iniciativa e agradeceu à direção do hospital pela doação da máscara.

“Isso é muito importante para todos nós e uma segurança a mais para a prevenção da doença”, declarou o acompanhante.

Bárbara Albuquerque adiantou que a campanha segue pelos próximos dias, e o hospital está aguardando a chegada de novas doações.

A gerente lembrou que todos os profissionais de saúde trabalham, diariamente, com os equipamentos de proteção individual certificados pela Anvisa e Ministério da Saúde.

“Com a suspensão das visitas, nossa recomendação é de que os acompanhantes de pacientes utilizem máscaras, mas, em casos eventuais, alguns deles esquecem e, por conta disso, estamos adotando essa campanha para garantir a segurança deles e de todos as pessoas que circulam pelo hospital”, acrescentou.