Política

Ufal em Coruripe: Marx Beltrão quer Universidade Federal na Região Sul de Alagoas

A idéia inicial é, em primeiro plano, levar cursos semi-presenciais da Ufal para a região

Por Assessoria 27/04/2020 16h04
Ufal em Coruripe: Marx Beltrão quer Universidade Federal na Região Sul de Alagoas
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (27) de uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Josealdo Tonholo e sua equipe de gestão - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (27) de uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Josealdo Tonholo e sua equipe de gestão. Na pauta do encontro, projetos para expansão do ensino superior federal gratuito para a região Sul de Alagoas. O parlamentar foi acompanhado pela prefeita Jeannyne Beltrão (PRB), de Jequiá da Praia, pelo ex-secretário de governo de Coruripe Maykon Beltrão (PMDB) e pelo secretário de Educação de Coruripe Artur da Rocha Santos.

“Este encontro foi o primeiro passo para um projeto inovador, necessário e de amplo desenvolvimento para Coruripe e para a região Sul de Alagoas. E este projeto é trazer a Ufal com seus cursos de graduação e pós-graduação para o município, atendendo alunos coruripenses e também alagoanos de municípios da região. Queremos o melhor para nosso povo, estamos articulando uma grande parceria com a Ufal e em breve queremos anunciar os avanços desta proposta e os benefícios para nossos estudantes” afirmou Marx Beltrão.

Da reunião, uma iniciativa já foi acolhida pela gestão da Ufal e entrou na lista da ações da instituição: o planejamento de cursos de graduação na modalidade semi-presencial em Jequiá da Praia e em Coruripe. “O deputado Marx, a prefeita Jeannyne, o ex-secretário Maykon Beltrão e o secretário Arthur mostraram todo o empenho em executar esta proposta e como Universidade queremos a expansão, com qualidade, da Ufal para a região Sul. Vamos atuar para fazer com que estes cursos já sejam realizados em 2021” disse o reitor Josealdo Tonholo.

Para a prefeita Jeannyne Beltrão, “a chegada da Ufal na região Sul vai ser a concretização de um sonho e a implementação de um marco para o progresso não só de Jequiá e Coruripe, como também de cidades como Feliz Deserto, Piaçabucu e Roteiro, por exemplo”. Já para Maykon Beltrão, “implantar a Universidade em Coruripe é uma missão que vai dar oportunidades para os jovens coruripenses e se transformar em um vetor para o crescimento sustentável da região como um todo, firmando Coruripe como um pólo de desenvolvimento de todo o interior de Alagoas”.

A idéia inicial é, em primeiro plano, levar cursos semi-presenciais da Ufal para a região. Entre as primeiras opções estaria cursos de graduação como Química, Matemática, Física, nas modalidades de licenciatura. “Vamos captar recursos em Brasília, percorrer ministérios, buscar o governo federal e buscar a criação da Ufal em Coruripe. Já estou em articulação com o ministério da Educação e visualizando a alocação de emendas parlamentares para garantirmos esta conquista” finalizou Marx Beltrão.

Hospital Universitário

Participou também da reunião o Superintendente do Hospital Universitário da Ufal, Célio Fernando, que agradeceu o apoio recebido do deputado e apresentou uma pauta de ações necessárias para dar mais efetividade às ações da unidade hospitalar. A requalificação do Hospital, em seus itens prioritários, está estimada em R$ 48 milhões. Neste ano, Marx Beltrão alocou emenda parlamentar para a construção de Unidades de Terapia Intensiva e compra de respiradores para o HU.

Veja também