Política

Bolsonaro demite diretor da Polícia Federal indicado por Moro

Exoneração de Maurício Valeixo foi publicada na manhã desta sexta-feira no Diário Oficial da União

Por GZH 24/04/2020 07h07
Bolsonaro demite diretor da Polícia Federal indicado por Moro
Descontentamento do presidente com a direção da PF foi alimentada nos últimos dias após a instauração de inquérito que investiga ato de domingo (19) em Brasília - Foto: Reprodução

Em meio a um impasse com o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo. A exoneração foi publicada na manhã desta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União. Conforme a publicação, a saída ocorreu a pedido de Valeixo.

Ainda não há substituto para o cargo. Na quinta-feira (23) pela manhã, Bolsonaro comunicou aos subordinados que pretendia trocar o comando da PF. Moro teria ficado indignado e comunicado o presidente que, diante dessa decisão, ele também sairia. 

Valeixo foi uma das primeiras escolhas de Moro assim que aceitou o convite para conduzir o Ministério da Justiça. À época, o delegado era superintendente da PF no Paraná, onde chefiava a equipe que atuava com Moro nas investigações da Lava-Jato.

O descontentamento de Bolsonaro com a direção da PF foi alimentada nos últimos dias, após a instauração de inquérito para investigar o ato de domingo (19), em Brasília, em que manifestantes pediram a intervenção militar, o retorno do AI-5 e o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente participou da manifestação.

Bolsonaro teria ficado irritado quando soube que Valeixo destinou à apuração do caso a mesma equipe de agentes e delegados que atua no inquérito aberto pelo STF para apurar fake news. 

A demissão de Valeixo é a segunda em apenas oito dias. No dia 16, Luiz Henrique Mandetta foi exonerado do cargo de ministro da Saúde por defender a continuidade do distanciamento social como forma mais eficaz de controlar o avanço do coronavírus no país. Moro também defende a medida, o que desagrada Bolsonaro.

Conforme apurou a Folha de S.Paulo, a exoneração de Valeixo saiu "a pedido" com as assinaturas eletrônicas de Bolsonaro e Moro, mas o ministro não assinou a medida formalmente, nem foi avisado oficialmente pelo Planalto da publicação. O nome foi incluído no ato pelo fato de o diretor da PF ser subordinado a ele. É uma formalidade do Planalto.

Confira o texto do Diário Oficial da União

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84 caput, inciso XXV da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 2°-C da Lei n° 2.66, de 15 de março de 1996, resolve:

EXONERAR, a pedido,

Maurício Leite Valeixo do cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Brasília, 23 de abril de 2020: 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO