Arapiraca

Após mais de um mês de pandemia, garis de Arapiraca trabalham sem máscaras

Empresa disse que não havia exigência do equipamento e que fez encomenda após decreto

Por 7 segundos 24/04/2020 17h05
 Após mais de um mês de pandemia, garis de Arapiraca trabalham sem máscaras
Funcionários da empresa Eleva trabalhando - Foto: Arquivo 7 Segundos

O mundo vive a pandemia do Novo Coronavírus, e muitos profissionais dos serviços essenciais devem tomar medidas de prevenção. A exemplo dos garis e margaridas que trabalham na coleta de lixo, capinagem, varrição e pintura nas ruas, e devem usar máscaras de proteção para evitar a contaminação. Porém, em Arapiraca, no agreste de Alagoas, os funcionários da Eleva Ambiental, empresa terceirizada que presta o serviço, não estão fazendo uso do equipamento. 

A empresa disse, nesta sexta-feira (24), ao Portal 7 Segundos, que não havia exigência e fez o pedido do equipamento após o decreto do Governo de Alagoas anunciado na última segunda-feira (20).

De acordo com o gerente da empresa, que tem tem filiais em outras cidades, como Craíbas, também no agreste, “antes não tinha essa exigência de usar as máscaras na operação, e agora com a determinação que todo mundo deve usar, nós mandamos fabricar, porque se der a descartável, seria um volume grande de máscaras, e achamos melhor mandar fabricar”.

O gerente disse ainda que não havia preocupação com o uso de máscaras. “Já disponibilizamos álcool em gel, em todos os setores, todos têm acesso ao álcool gel, o protetor solar a gente já dava, mas os que trabalham ao ar livre, correndo atrás dos carros, capinando, pintando, a gente não tinha essa preocupação, até porque não estava sendo exigido, agora que apareceu a determinação a gente achou por bem mandar fabricar a de tecido para que eles higienizem”.

O Ministério da Saúde recomenda que a máscara de tecido seja trocada a cada duas horas, porém o Engenheiro de Segurança do grupo informou que cada funcionário terá três máscaras, que deve ser trocada a cada 4 horas. “Semana passada mandei fabricar as máscaras, elas já estão prontas, e serão entregues, todo mundo vai usar e na hora da entrega vamos dar as explicações, que são três máscaras para cada funcionário, para cada máscara usar 4 horas e quando chegar em casa higienizar”.

O gerente da empresa em Arapiraca confirmou que as máscaras serão usadas a cada 4 horas, e que possui um produto que pode higienizá-las. “A de duas horas é para máscaras descartáveis, a máscara de pano dura mais e tempo e pode com álcool gel higienizá-la, com um spray que existe na empresa, para que o funcionário esteja sempre higienizando. Então a pessoa pode estar com uma, higienizar e voltar a usar, a gente vai fazer uma programação certinha, duas horas é a descartável, mas essa fabricada vem com um tecido mais grosso que dura mais tempo, então cada um vai ter três máscaras”.

A Eleva informou ainda que os idosos foram afastados do trabalho, os menores aprendizes estão de férias e o administrativo está trabalhando de casa.

“Só está a operação em funcionamento, pois fazemos os serviços essenciais, a coleta de lixo, a varrição das ruas, a gente não pode deixar de fazer, e as máscaras chegam no início da próxima semana,  e todos vão usar”, finalizou o gerente.