Saúde

Equipes do HEA intensificam trabalho de limpeza e desinfecção contra a Covid-19

Direção destaca compromisso dos servidores com a limpeza de todos os ambientes no hospital

Por Assessoria 24/04/2020 12h12
Equipes do HEA intensificam trabalho de limpeza e desinfecção contra a Covid-19
Equipes do HEA intensificam trabalho de limpeza e desinfecção contra a Covid-19 - Foto: Assessoria

O trabalho de limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares é uma tarefa que exige organização e planejamento, principalmente com as mudanças de comportamento provocadas na sociedade com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Seguindo uma orientação da gerência-geral do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e com o apoio da empresa Reluzir, as equipes redobraram os cuidados diários para garantir a manutenção de serviços e evitar a contaminação nas dependências da maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas. É um trabalho silencioso e discreto, mas fundamental para a proteção e segurança dos profissionais de saúde, servidores e usuários do hospital.

Acostumadas às exigências do protocolo de limpeza do hospital, que segue todas as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde  e Anvisa, as equipes de higienização reforçam o trabalho de limpeza nos leitos, enfermarias e outros setores do hospital, e até a própria higienização pessoal e o uso constante dos equipamentos de proteção individual, os EPIs.

Segundo revela a enfermeira Rafaela Araújo, que coordena o setor de Hotelaria, Higiene e Gerenciamento de Resíduos no HE do Agreste, as equipes realizam o trabalho nos turnos da manhã, tarde e noite. Ela adianta que os profissionais são acompanhados por dois fiscais, que repassam relatórios diários das atividades para a coordenação e direção do hospital, que tem à frente a fonoaudióloga Bárbara Fernanda Albuquerque. “É uma atividade muito importante nesse momento. Temos que somar esforços para enfrentar esse desafio da saúde mundial, que é o novo coronavírus”, acrescenta Rafaela Araújo.