Saúde

Limoeiro de Anadia registra primeira morte por covid-19

Vítima de 54 anos morava no povoado Terra Nova e morreu sábado (19). Exame teve resultado divulgado hoje

Por 7Segundos com assessoria 23/04/2020 12h12
Limoeiro de Anadia registra primeira morte por covid-19
Prefeito de Limoeiro confirmou óbito em suas redes sociais - Foto: Reprodução

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues, confirmou agora há pouco em suas redes sociais, que o primeiro óbito por covil-19 no município foi confirmado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e Secretaria Municipal de Arapiraca. Conforme a assessoria de comunicação do município, o óbito por coronavírus é o único caso confirmado da doença.

O paciente é um homem de 54 anos que morava no povoado Terra Nova e que faleceu no último sábado (18), no Hospital Regional, em Arapiraca. O 7Segundos havia antecipado, no dia 20, que a unidade hospitalar informou que o paciente apresentava sintomas semelhantes à infecção por coronavírus. De acordo com o hospital, o paciente se queixava de tosse e cansaço respiratório há uma semana e que, logo depois de ser submetido a um ecocardiograma, ele foi entubado, mas acabou morrendo pouco depois.

Segundo a assessoria, o homem não tinha histórico de viagens ou de contato com pessoas de regiões com grande número de infecção por coronavírus, “de modo que se confirma a situação de transmissão comunitária – quando não se sabe mais de onde partiu a contaminação”, informou.

Com o o teste “detectável”pra coronavírus-SARS-coV2, sete integrantes da família, que tinham convívio próximo com o paciente, sertão submetidos ao teste rápido para covid-19, que dá o resultado em 15 minutos, e também a exame de sangue que será enviado para o Lacen, para ter uma maior precisão do diagnóstico. Além dos testes, a família passa a ser monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde e assistida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Ao anunciar o óbito, o prefeito Marcelo Rodrigues anunciou que o povoado Terra Nova está de quarentena. Duas barreiras sanitárias foram instaladas nos dois acessos ao município e a prefeitura pretende distribuir três mil máscaras para a população.

“Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde atenta que a população não entre em pânico, e reforce a solidariedade, a união, e a responsabilidade com a saúde, cumprindo devidamente o estado de quarentena e isolamento social, só se deslocando em caso de extrema necessidade, e sempre adotando todos os cuidados de proteção, distanciamento e higiene. Até o momento, a prevenção é a melhor forma de combate ao Coronavírus”, informou a prefeitura, por meio da assessoria.