Arapiraca

[Vídeo] Vereadores de Arapiraca votam contra comissão para fiscalizar os 8,7 milhões da saúde

Os que foram contrários alegaram que não precisa de fiscalização, já que passaria pela Polícia Federal

Por 7segundos 23/04/2020 22h10
[Vídeo] Vereadores de Arapiraca votam contra comissão para fiscalizar os 8,7 milhões da saúde
Câmara de vereadores de Arapiraca - Foto: Divulgação

Durante a sessão virtual da Câmara Municipal de Arapiraca ocorrida na noite desta quinta-feira (23),  não foi aprovado o requerimento 28/2020 de autoria dos vereadores Leo Saturnino e Fábio Henrique que solicitavam a criação de uma comissão de fiscalização dos processos de licitação e dos recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19.

O vereador Leo Saturnino justificou a sua solicitação afirmando que o montante dos recursos, na ordem de R$ 8,7 milhões deve ser usados exclusivamente nas ações de combate ao avanço do coronavirus.

Ele disse ainda que uma movimentação de parlamentares em todo o país, especialmente os que representam Alagoas, para reforçar a fiscalização desses recursos enviados de forma emergencial pelo governo federal. ” Nós queremos saber qual o planejamento da utilização dessa verba, se vai ser usada na compra de equipamentos, na contratação de profissionais ou de outra forma”, justificou.

Leo Saturnino lembrou aos colegas que estavam participando da sessão virtual da Câmara Municipal de Arapiraca que há cerca de três anos a gestão municipal não atende grande parte das solicitações das documentações enviadas à Prefeitura de Arapiraca. Portanto, é necessários criar a comissão para fazer valer a principal função do legislativo que é fiscalizar o executivo.

“É nossa obrigação também, é nosso dever solicitar documentos que apresentam o planejamento para o uso desses recursos. ”, afirmou Leo Saturnino.

Durante a votação da matéria, os vereadores Fabiano Leão, Pablo Fênix, Graça Lisboa, Marcos Caetano, Melquisedeque, e Aurélia Fernandes, votaram contra a aprovação do requerimento.

Já os vereadores favoráveis a criação da comissão foram Leo Saturnino, Fábio Henrique , Willomax, Edvânio, Rogério Nezinho, Gilvânia Barros, Thiago ML e Jairo Barros.

Apesar de 8 vereadores votarem favorável a criação, este resultado não foi suficiente para aprovação da matéria que exige o mínimo de 9 votos.

Faltaram à sessão os vereadores Moisés Machado, Sérgio do Sindicato e Dr. Fábio.

“Foi uma uma grande irresponsabilidade desses vereadores que não aprovarem o requerimento”, finalizou Leo Saturnino.

Veja o vídeo do vereador justificando a solicitação:  

O vereador Léo Saturnino gravou um vídeo após a sessão demonstrando a insatisfação. Assista: