Arapiraca

Com redução de horários, empresas de ônibus antecipam férias de funcionários em Arapiraca

Uma empresa já suspendeu contratos e a preocupação é se houver prorrogação da quarentena

Por 7segundos 22/04/2020 13h01
Com redução de horários, empresas de ônibus antecipam férias de funcionários em Arapiraca
Horários de ônibus foram reduzidos - Foto: Ascom/SMTT

Em virtude dos decretos estaduais, com medidas de isolamento social e de prevenção ao coronavírus, as empresas que fazem o transporte urbano tiveram que se adaptar e reduziram a oferta de veículos. Alguns usuários estão reclamando que precisam aguardar por muito mais tempo e, muitas vezes, são obrigados a buscar outros meios de transporte para chegar ao trabalho ou mesmo cumprir outros compromissos. Outra situação constatada é que, com a redução nos horários, os veículos passaram a circular com um maior número de pessoas em algumas linhas e nem todos os passageiros cumprem as medidas preventivas.

A reportagem do portal 7segundos procurou as empresas.

A Viação Mãe do Salvador reduziu o número de ônibus nas linhas urbanas para os bairros Bonsucesso e Conjunto Nossa Senhora Aparecida, enquanto para as áreas rurais os veículos circulam segunda, quarta e sexta, com dois horários por dia.  A empresa informou que tem oito ônibus e um total de 11 funcionários, no momento, mais da metade está com contrato suspenso.

A direção da RM Viação, por sua vez, informou que desde o primeiro decreto – para fechamento do comércio- a empresa fez uma tabela com a redução de horários e encaminhou a Superintendência Municipal de Transportes (SMTT). De acordo com a RM, os horários reduzidos estão sendo cumpridos e está havendo um acompanhamento, porque se tiver havendo aglomeração dentro do veículo, o pensamento é solicitar da SMTT autorização para colocar mais veículos.

A frota da empresa é de 21 veículos, sendo três reservas e 18 circulando. Porém, atendendo orientação da própria SMTT com base no decreto estadual, o trabalho está sendo feito com um terço da frota, ou seja, estão circulando somente seis veículos, com prioridade para os horários de maior fluxo de passageiros e não há suspensão do serviço no final de semana. A empresa tem 50 funcionários e, até o momento, não houve demissão. A alternativa foi dividir a equipe e fazer uma espécie de rodízio antecipando algumas férias. Se houver prorrogação das medidas, é que alguns contratos poderão ser suspensos.

A empresa Real Arapiraca atende normalmente oito linhas, com a quarentena foram suspensos os serviços da linha bairro Boa Vista via Nova Esperança. De acordo com a viação, de cem viagens diárias de segunda a sexta, houve uma redução para 47 no mesmo período da semana. Nos finais da semana, sábado e domingo, já existia uma redução e houve  uma nova adequação proporcional. De 17 carros diários, houve redução para oito veículos circulando.

Em relação aos funcionários, com a redução nos horários, alguns receberam férias. Se o Governo prolongar a quarentena, “vamos suspender os contratos até voltar à demanda anterior”, informou a empresa. São 45 funcionários e 15 de férias a empresa está trabalhando com 30, entre escritório, operação e manutenção.

As empresas procuradas também informaram que estão tomando os cuidados necessários com a higienização dos veícdulos e orientam seus funcionários.