Religião

Presidente de maior federação de pastores do Brasil defende que igrejas voltem a funcionar com 30% da capacidade

Bispo Marcelo Ramos afirma que os cultos trarão benefícios para os fiéis em momento de crise

Por Assessoria 21/04/2020 17h05
Presidente de maior federação de pastores do Brasil defende que igrejas voltem a funcionar com 30% da capacidade
Segundo bispo Marcelo, o retorno dos cultos podem levar alento aos fiéis - Foto: divulgação

O Bispo Marcelo Ramos, Presidente Nacional da FENAPOB, Federação Nacional de Pastores no uso da sua atribuição legal, está por meio de sua Assessoria Jurídica, solicitando a Prefeitos e Governadores que flexibilize a realização de cultos, regulamentando dias e horários e uso obrigatório de mascaras, álcool em gel e distanciamento por pessoas dentro dos Templos, inclusive que seja permitido o funcionar com 30% da sua capacidade, como já foi adotado por São Paulo e varias outras cidades.

Segundo o Bispo, a regulamentação dos cultos, ira trazer beneficio para as pessoas nesse momento de crise, encontrarem na fé nas orações o fortalecimento e o equilíbrio espiritual para enfrentarem a ansiedade a depressão e o medo, os Templos Religiosos funcionam como abrigo, refugio para as pessoas necessitadas de uma assistência religiosa. 

Veja a resolução na íntegra:

FENAPOB - FEDERAÇÃO NACIONAL DE PASTORES E OBREIROS DO BRASIL   

Resolução 005/2020

Funcionamento das Igrejas

Art. 1º. O PRESIDENTE da FENAPOB BRASIL no uso de suas atribuições legais, considerando a situação de emergência, estabelecida pela (OMS) em decorrente do enfrentamento ao COVID-19 (CORONAVÍRUS). Após participarmos de uma teleconferência com Presidentes de Convenções de Pastores e Concelhos de Pastores, chegamos a conclusão que estamos vivendo “o principio das dores”. E Juntos tomamos as seguintes decisões, cooperamos com as autoridades no combate a Pandemia do coronavírus, com as devidas medidas.

RESOLVE:                                                                                                                                                                                             

1º) RECOMENDA-SE, que cumpra-se os Decretos Governamentais e Municipais!

2º) RECOMENDA-SE, que associados coloque-se a disposição para ajudarem a população que estejam em vulnerabilidade social, através do projeto (FAS) Fundo de Ação social da FENAPOB BRASIL.

3º) RECOMENDA-SE, que façam campanhas beneficente, arrecadando alimentos e produtos de higiene pessoal para distribuírem aos mais necessitados.

4º) RECOMENDA-SE, que usem os templos e as áreas de serviços para assistência religiosa, aconselhamento e atendimento individual, façam uma lista de agendamento para o atendimento Pastoral.

5º) RECOMENDA-SE, que as atividades de entrega de cestas básicas ou outros, sejam feitas sempre aos domingos nos horários das 9hs ou as 15hs, observando as orientações sanitárias, não permita aglomeração.

6º) RECOMENDA-SE, que no momento da Ação Social, façam uma oração, louve um hino e se faça arrecadação de doações para manutenção da Casa do Senhor.

7º) É de responsabilidade dos liderem que as principais medidas preventivas sejam executadas, podendo o mesmo responder criminalmente pelo descumprimento: 

Orientações: Solicitar que os fieis mantenha distanciamento social de um para outro de no mínimo um metro, não utilizar ar-condicionado manter todos os ambientes ventilados, colocar a disposição dos fieis álcool em gel, rolo de papel toalha; Todos os participantes, líderes e colaboradores que apresentem sintomas FEBRE (mesmo que não aferida) + SINTOMAS RESPIRATÓRIOS (tosse ou falta de ar), devem encaminhar-se imediatamente ao serviço de saúde. Determinar que idosos acima de 60 anos e pessoas suscetíveis permaneça em casa, dispor de copos descartáveis nos bebedouros. Assim sendo feito descarta-se o perigo.

Arapiraca, Alagoas, 04 de abril de 2020

Bispo José Marcelo Palmeira Ramos
Presidente da Fenapob Brasil