Alagoas

Em nova RD, Casal mantém escala de trabalho diferenciada até o dia 5 de maio

Entre as medidas aprovadas, está a proibição de confraternizações em geral e reuniões com mais de 5 pessoas; objetivo é evitar propagação do novo coronavírus

Por Assessoria 21/04/2020 13h01
Em nova RD, Casal mantém escala de trabalho diferenciada até o dia 5 de maio
Companhia de Saneamento de Alagoas - Foto: Ilustração

A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) aprovou, nesta segunda-feira (20), a Resolução de Diretoria (RD) 019/2020, a qual prorroga até o dia 5 de maio algumas medidas para conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19), com base no Decreto Estadual nº 69.700, de 20 de abril de 2020.

Entre essas medidas, fica mantida a possibilidade dos trabalhadores de setores administrativos dividirem-se em dois grupos e laborarem 8 horas diárias em dias alternados, ou seja, o primeiro grupo trabalha um dia e no dia seguinte fica em casa. Já o segundo grupo, que ficou em casa no primeiro dia, no dia seguinte trabalha na empresa, enquanto o primeiro grupo fica em casa. Cada grupo, mesmo em casa, deverá estar à disposição da chefia do setor para tarefas home-office.

O objetivo da nova RD é reduzir a quantidade de pessoas em cada sala, na empresa como um todo e também nas ruas, evitando, assim, o risco de contágio pelo coronavírus (covid-19), sem, no entanto, prejudicar o andamento dos serviços, tendo em vista que a Casal desenvolve um trabalho essencial à população.

O regime de escala da RD 019/2020 é válido até o dia 5 de maio e também contempla os operadores, que farão uma escala corrida de 24 horas. Já o regime de 6 horas seguidas fica disponível para equipes de trabalho externo da Companhia.

Conforme a RD 019/2020, esses regimes de escala não podem prejudicar o andamento dos serviços e os responsáveis por cada setor deverão estabelecer metas diárias para garantir o bom desempenho da equipe, além de informarem à Superintendência de Recursos Humanos (Suruh) qual a escala da semana com nomes e matrículas dos funcionários.

A RD também garante a prorrogação da liberação, até o dia 5 de maio, de todos os estagiários e jovens aprendizes. Os estagiários, no entanto, deverão ficar à disposição da chefia do setor para contribuírem com demandas por meio do serviço home-office.

Outra medida prorrogada pela nova RD é que o atendimento ao público externo nas Centrais Já! fica totalmente suspenso, seguindo determinação do Governo do Estado, que decidiu pelo fechamento dessas unidades.

O cliente interessado em manter contato com a Companhia deve ligar para o Call Center (0800 082 0195), enviar mensagem via aplicativo WhatsApp (99641-5462), pelo site da empresa (www.casal.al.gov.br) ou pelo e-mail [email protected].

A RD 019/2020, assim como a 016/2020, mantém recomendações para funcionários que retornarem de viagens nacionais ou internacionais, os quais devem comunicar à chefia imediata e à Superintendência de Recursos Humanos (Suruh) para o recebimento de orientações.

A medida também suspende viagens, visitas às instalações da Companhia, como Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações Elevatórias (EE) e reuniões com participação de mais de 5 pessoas – a RD anterior sobre o mesmo tema proibia reuniões com mais de 10 pessoas.

Ficam proibidas ainda, durante o prazo de vigência da Resolução, confraternizações em geral, como aniversários e despedidas, dentro de quaisquer instalações da empresa.

A nova medida também determina reforço da limpeza de áreas comuns da empresa, bem como a continuidade da “Campanha de Prevenção ao Covid-19 – Coronavírus”. A nova RD revoga a RD 016/2020.