Educação

Alunos da Unirb fazem abaixo-assinado reivindicando férias em período de quarentena

Após matéria feita pelo 7Segundos, estudantes de vários cursos entraram em contato para confirmar reclamações

Por 7Segundos 20/04/2020 17h05
Alunos da Unirb fazem abaixo-assinado reivindicando férias em período de quarentena
Faculdade Unirb em Arapiraca - Foto: divulgação

Um total de 643 alunos de vários cursos da Faculdade Regional da Bahia (Unirb), campus Arapiraca assinaram um abaixo-assinado solicitando que a instituição dê férias aos estudantes durante o período de quarentena em decorrência da covid-19. Os estudantes estão insatisfeitos com a falta de atenção da instituição, que eles classificam como “descaso”, desde o início da suspensão das aulas.

O 7Segundos publicou, na última sexta (17), matéria com reclamações de alunos, que denunciaram ter sido “abandonados” pela instituição, que não resolve problemas de acesso ao portal, que deveria permitir que assistissem vídeo-aulas das disciplinas que estão cursando atualmente.

Quando as instituições de ensino superior particulares resolveram aderir às medidas de quarentena, em decorrência da pandemia, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) publicou uma portaria dando duas opções às faculdades: substituir as aulas presenciais por aulas à distância, ou suspender as atividades acadêmicas para que sejam integralmente repostas depois. 

A Unirb escolheu a primeira opção, mas deu férias a todos os professores de Arapiraca. Conforme a instituição, as vídeo-aulas serão ministradas pelos professores que atuam no campus sede, em Salvador, na Bahia, e disponibilizadas para os alunos por meio do portal da instituição. As aulas a distância precisam ser acessadas por meio de um cadastro no portal, mas a maioria não consegue se conectar ao portal e mesmo aqueles que conseguiram, não obtiveram acesso ao conteúdo, gerando uma onde de reclamações que não são respondidas pela instituição.

“A IES [Instituição de Ensino Superior] concedeu férias a todos os professores, não tendo, durante o período dessas férias, qualquer possibilidade para indagações, ou simplesmente, de tirar dúvidas. A plataforma digital disponibilizada para os alunos apresenta mau funcionamento, trazendo prejuízos para uma grande quantidade de estudantes, que querem aprender e que buscam a melhor aprendizagem”, escreveram os alunos na solicitação com abaixo-assinado por estudantes dos cursos de Biomedicina, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia do campus Arapiraca da Unirb, a que a reportagem teve acesso.

Segundo os estudantes que entraram em contato com o 7Segundos, cada curso tem um professor-coordenador, que é responsável para tratar sobre questões dos alunos junto aos representantes da turma e há também o e-mail da secretaria da instituição, que funciona com canal de atendimento individual, mas mesmo assim, eles não conseguem resolver problemas de acesso a plataforma de vídeos. Eles pedem férias para que o calendário escolar seja interrompido pelo período em que perdurar as medidas de isolamento social e que, posteriormente, os professores façam a reposição do conteúdo em aulas presenciais. 

“Eu gostaria de fazer uma reclamação anônima, pois todos os alunos que são expostos são marcados depois pela instituição. Todos os alunos de todos os cursos fizemos um abaixo assinado, o que a gente pede é o mínimo do mínimo. Eles deram férias aos professores, mas não deram aos alunos e o sistema de vídeo-aula não funciona. Estamos completamente largados. Enviamos e-mails aos coordenadores, a superintendência, a secretaria e não obtivemos resposta nenhuma. Estamos de mãos atadas, com medo de perder o período e de perder o dinheiro das mensalidades que estamos pagando”, afirmou um dos estudantes que entrou em contato com a reportagem.

Segundo uma outra aluna, logo após a suspensão das aulas, a direção do campus solicitou aos alunos a produção de planilhas com os dados de cada um, as disciplinas que já cursaram e as que se matricularam no início do ano letivo. O objetivo era encaminhar as informações para o campus-sede e auxiliar na produção das vídeo-aulas. “Até mesmo número de CPF eles pediram, então é porque eles não tem qualquer organização em relação aos cursos. De todas as pessoas que conheço que estudam lá, só uma pessoa conseguiu assistir uma vídeo-aula, mas aí o conteúdo não tinha nada a ver com o que ela estava estudando. Depois que ela reclamou, não conseguiu mais acessar. Sou aluna de um curso da área da Saúde, sem as aulas teóricas, como vai ser no estágio? Eu e meus colegas vamos passar vergonha”, disse.

Outro aluno relatou que todos os quase 650 alunos que assinaram o abaixo-assinado ficaram de enviar o documento, por e-mail, para a secretaria da instituição, enquanto um terceiro estudante, do curso de Educação Física, disse ter enviado, sozinho, mais de cem mensagens, por e-mail, mas poucas foram respondidas. “Quando é para falar sobre o pagamento do boleto [mensalidade], aí eles dão retorno, deixando bem claro que a gente tem que pagar integralmente, da mesma forma”, disse.

Este estudante conta que, com a ajuda do coordenador do curso, conseguiu fazer o cadastro para acessar o portal de conteúdo. “Mas não tem material nenhum. Meus colegas de curso também não tem disciplinas disponíveis para acessar e já faz um mês que estamos nessa situação. Centenas de alunos estão na mesma situação e a instituição não faz nada para resolver o problema. Por isso a gente quer férias, porque teremos garantia da reposição das aulas no futuro. Não queremos fazer o curso de qualquer jeito apenas para obter um diploma, queremos nos tornar profissionais de verdade”, declarou.

A reportagem tentou, mais uma vez sem sucesso, conversar com a direção da Unirb em Arapiraca, pelo telefone 3539-8913. O 7Segundos preza pelo bom jornalismo, que é ouvir todos os lados das matérias, por isso reafirma o compromisso de que, caso a Unirb queira se manifestar sobre o assunto, terá nota publicada.