Saúde

HE do Agreste terá mais 20 leitos para Covid-19

Bárbara Albuquerque informa que o hospital vem tomando todas as medidas

Por Assessoria 20/04/2020 08h08
HE do Agreste terá mais 20 leitos para Covid-19
HE do Agreste terá mais 20 leitos para Covid-19 - Foto: assessoria

Depois da implantação de sete leitos de UTI totalmente equipados e destinados a casos suspeitos de Covid-19, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está ampliando sua estrutura, nos próximos dias, com a abertura de 20 novos leitos clínicos de retaguarda (enfermaria) para acolher pacientes com suspeita de infecção pelo vírus.

Segundo revela a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Fernanda Albuquerque, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o hospital já dispõe de modernos respiradores, entre outros equipamentos, para atender casos suspeitos de Covid-19.

Ela explica que a nova área foi criada com um acesso exclusivo por trás do prédio do hospital, avaliada e aprovada pelo Serviço de Vigilância Sanitária.  A gerente lembra que o HE do Agreste está preparado para atender pacientes, obedecendo a um fluxo estabelecido pelo Núcleo de Regulação da Sesau, que faz o acompanhamento dos casos e os encaminha para os hospitais conveniados.

Bárbara Albuquerque também adianta que o setor para receber pacientes com suspeita de Covid-19 é isolado das outras salas do hospital. A equipe de atendimento é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e técnicos de apoio administrativo.

Medidas protetivas

Referência no atendimento a vítimas de traumas, o Hospital de Emergência do Agreste  vem redobrando, desde o início da pandemia, os cuidados na assistência aos pacientes e também aos profissionais de saúde. Por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), as equipes estão realizando treinamentos diários, com a produção de novos protocolos internos para situações específicas no enfrentamento à Covid-19. Bárbara Albuquerque acrescenta que o hospital vem adotando todas as medidas preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Anvisa e Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).