Política

Câmara Municipal de Arapiraca realiza após 95 anos, sessão histórica por videoconferência

Vereadores estão seguido a medida de isolamento do governo do estado

Por Assessoria 18/04/2020 12h12
Câmara Municipal de Arapiraca  realiza após 95 anos, sessão histórica por videoconferência
Presidente da Câmara, Jario Barros (PROS), conduziu a sessão - Foto: Assessoria

Durante a sessão realizada pela Câmara Municipal de Arapiraca, na última quinta-feira (16), po meio de videoconferência, com os trabalhos dirigidos pelo presidente Jario Barros(PROS) e pelo primeiro secretário, Dr. Fábio (PSDB), com a participação de casa de todos os vereadores, vários projetos e idicações foram discutidos e votados pelos vereadores, que manifestaram também suas preocupações com a pandemia do Covid-19.

Durante a transmissão, Jario Barros, disse que gostaria que o Poder Legislativo de Arapiraca, tivesse usado esta ferramenta tecnológica como videoconferência, para apresentar os projetos que pedem melhorias para o município, mas não, em um momento de uma pandemia que traz tanta preocupação, onde o próprio plenário não tinha a presença de todos os vereadores, uma vez que estavam seguindo as orientações das autoridades de saúde com o isolamento social. 

De acordo com o presidente, outra preocupação sua que vem discutindo com autoridades governamentais, é a situação de fome e miséria que esta pandemia poderá trazer para o Brasil, mas especialmente para Arapiraca, onde a economia local será afetada de maneira brutal.

Em sua fala, Jario Barros disse que é o primeiro presidente do legislativo arapiraquense, em quase um século de existência, a realizar uma sessão virtual por meio de uma vídeoconferência, devido a pandemia do Covid-19, o novo Coronavirus, que assola e assusta toda a humanidade.

"Isso ficará na história de Arapiraca, onde nossos netos vão saber através dos registros em atas dessa sessão histórica", argumentou ele.

Ainda de acordo com o presidente Jario Barros, esse é o momento da união de todos, deixando de lado cores partidárias ou ideológicas. 

"O importante é a preservação da vida humana, onde temos que seguir todas as orientações para evitar ainda mais o aumento dos casos de infectados", ponderou ele.

O presidente também enalteceu a dedicação de todo o corpo técnico da secretaria municipal de Saúde, que não tem medido esforços para enfrentar a pandemia do Covid-19.

Ele também agradeceu ao vice-governador Luciano Barbosa, que tem demonstrado preocupação com a pandemia em todo o estado e as atividades do governo do estado, como exemplo, uma atenção especial ao Hospital Memorial Djacy Barbosa (antigo Afra Barbosa), que poderá servir para abrigar pacientes que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, o Hospital de Emergência do Agreste e o Hospital Chama também receberão pacientes infectados.

Jario Barros também parabenizou o deputado federal Severino Pessoa pela feliz iniciativa de alocar recursos através de Emenda Parlamentar, no valor de 15 milhões de reais, para o Hospital Regional de Arapiraca. 

Todos os vereadores que participaram da sessão remota, parabenizaram a iniciativa do presidente Jaqui Barros e reconheceram que realmente há a necessidade de ser manter o isolamento social até que esta pandemia do coronavírus seja solucionada em nosso país.

Ao concluir, Jario Barros informou que as sessões serão realizadas por videoconferência até que haja, por parte das autoridades de saúde, a garantia de que as atividades poderão ser retomadas de forma presencial com segurança para todos, parlamentares, servidores e público presente à Câmara. 

“Quero agradecer a todos os parlamentares, que contribuíram, que ajudaram e por terem participado de forma ativa desta sessão histórica. Garantimos, por meio da transmissão on-line pela internet, que a população de Arapiraca tenha respeitado o princípio constitucional da publicidade dos atos púbicos”, destacou o presidente.