Cidades

[Vídeo] Empresários que querem ‘voltar ao trabalho’ fazem carreata em Arapiraca

Grupo iniciou carreata por volta das 11h e pretende percorrer o Centro e seguir em direção à governadoria

Por 7Segundos 17/04/2020 12h12
[Vídeo] Empresários que querem ‘voltar ao trabalho’ fazem carreata em Arapiraca
Protesto teve concentração no Parque Ceci Cunha, percorreu o Centro de Arapiraca e seguiu para a governadoria - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Empresários de Arapiraca iniciaram, no final da manhã desta sexta-feira (17), uma carreata pela região comercial do município. O protesto “pela volta ao trabalho” quer a flexibilização das regras de distanciamento social e a reabertura do comércio. A manifestação também foi acompanhada por motociclistas.

“Hoje os empresários não tem mais um ‘plano B’. Quando se falou no primeiro isolamento, já era um período longo para que as pessoas deixassem de trabalhar. Como esse decreto foi prorrogado por mais duas vezes, as pessoas já estão agonizando. Não temos como fazer mais nenhum tipo de planejamento financeiro e econômico. Então hoje estamos fazendo um clamor para que as autoridades tenham sensibilidade com o povo para que a gente possa voltar a trabalhar”, afirmou o empresário Gustavo Temoteo, um dos participantes da manifestação.

Segundo ele, os prejuízos que as medidas de isolamento social provocaram na economia local são atualmente incalculáveis e a crise financeira deve perdurar mesmo depois que o comércio volte a ter permissão para funcionar livremente. “Hoje é impossível ter uma dimensão da cratera financeira criada com a paralisação, até porque estamos ainda na primeira batalha. As próximas serão tão difíceis quanto essa. Quando pudermos voltar a trabalhar, teremos que batalhar pela volta dos clientes. Isso também vai ser difícil, por conta das demissões que já aconteceram. A crise financeira já foi gerada e nós estamos tentando reparar os danos o mais rápido possível para minimizar o impacto”, ressaltou o empresário. 

Outro empresário, que se identificou como Vando da Tigre, que possui empresa de proteção veicular com unidades em Arapiraca, Penedo, Teotonio Vilela, Palmeira dos Índios e Maceió, chamou a atenção para as dificuldades que as famílias dos trabalhadores dessas empresas estão enfrentando. “Toda população trabalhadora está sofrendo por isso precisamos que as lojas voltem a funcionar e o comércio voltem a abrir as portas. Muitas famílias dependem de nós e estão sendo prejudicadas diretamente. Mas tenho certeza que tudo é permissão de Deus e as coisas vão se normalizar a partir de segunda. Deus vai tocar no coração do governador e as atividades aos poucos irão normalizar”, disse.

O comando do 3o, Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca informou que não há restrições às manifestações públicas. “Não estamos em estado de sítio. O cidadão tem direito de ir e vir, o que não iremos tolerar são aglomerações”, informou. Na concentração da manifestação, duas guarnições do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) permaneceram próximas dos veículos que participaram da carreata. Quando a manifestação começou a percorrer as ruas do Centro, seguranças particulares em motocicletas auxiliaram na passagem dos veículos.

O protesto foi convocado na quinta-feira (16) por meio das redes sociais e carro de som e teve como público-alvo empresários, comerciários, autônomos, ambulantes, transportadores alternativos, taxistas, mototaxistas e demais classes trabalhistas e faz parte de um movimento de empresários que busca apoio político para que o comércio seja reaberto. No final da manifestação, eles pretendem entregar na governadoria um documento que explicita as medidas de segurança que podem ser adotadas pelos estabelecimentos com o retorno das atividades, entre elas o custeio de campanhas publicitárias educativas para a prevenção ao coronavírus, distribuição de máscaras para comerciantes, comerciários, ambulantes e clientes e disponibilização de álcool em gel.