Saúde

Coronavírus faz Forças Armadas contarem cemitérios e sepulturas disponíveis

O texto frisa que as informações serão enviadas para o Departamento-Geral

Por CNN Brasil 17/04/2020 10h10
Coronavírus faz Forças Armadas contarem cemitérios e sepulturas disponíveis
Coronavírus faz Forças Armadas contarem cemitérios e sepulturas disponíveis - Foto: Reprodução CNN brasil

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as Forças Armadas começaram a fazer um levantamento sobre quantidade de cemitérios, disponibilidade de sepulturas e capacidade de enterros diários em cidades do Estado do Rio,  Minas e Espírito Santo.

Em nota emitida em resposta a uma consulta da CNN, o  Comando Conjunto Leste – que reúne Exército, Marinha e Aeronáutica nos três estados – afirma que o trabalho foi “ativado” pelo Ministério da Defesa  e busca levantar “cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade.”

O documento emitido pelo Exército e que solicita o levantamento sobre cemitérios e capacidade de sepultamentos chegou às mãos de prefeitos do interior fluminense. Assinado pelo coronel Luis Mauro Rodrigues Moura, Chefe de Seção de Serviço Militar, o ofício é dirigido a chefes de postos de Recrutamento e Mobilização. 

O texto frisa que as informações serão enviadas para o Departamento-Geral de Pessoal e estão relacionadas à pandemia Covid-19. “O documento em pauta tem como objetivo tão somente coletar dados para um dos cenários levantados”, diz a nota do CCL.. 

O ofício do Exército foi usado pelo prefeito de Três Rios (RJ), Josimar Salles (PSC), para rebater críticas de comerciantes e de setores da população a medidas de isolamento decretadas há um mês na cidade. Em post publicado em redes sociais ele afirmou que, diante daquele documento, ele não poderia afrouxar as determinações – prorrogadas até o fim do mês.