Saúde

Hospital de Arapiraca comemora serviços essenciais a recém-nascidos

Duas datas comemorativas foram celebradas, nesta quarta-feira (15), no Complexo NeoNatal do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca

Por Assessoria 16/04/2020 16h04
Hospital de Arapiraca comemora serviços essenciais a recém-nascidos
A data especial se refere ao aniversário da Unidade de UTI NEONATAL, que completa 14 anos de implantação - Foto: Assessoria

Duas datas comemorativas foram celebradas, nesta quarta-feira (15), no Complexo NeoNatal do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. A celebração, ainda que aconteceu sem rituais ou aglomeração, devido às ações de prevenção ao coronavírus, contou com a presença de profissionais que atuavam no plantão e dos pacientes. 

A data especial se refere ao aniversário da Unidade de UTI NEONATAL, que completa 14 anos de implantação, e também do serviço de mapeamento de retina para prematuros, que funciona no local há dois anos. “Sabemos que o cenário não nos permite ações maiores, que realmente validem a importância desses dois serviços. Mas não podíamos deixar passar em branco”, falou a enfermeira chefe do Hospital, Andreia Costa.

Nesta quarta, no plantão, 10 crianças prematuras seguiam sendo atendidas pela equipe. Na coordenação do dia, o pediatra e neonatologista, Emannoel Fonseca, que atua na UTI NEO desde sua fundação. “A importância dessa UTI é enorme, pois ela é estratégica, social, de parceria e humanitária. Antes os índices de mortalidade infantil eram muito grandes em nossa região”, destacou. 

O médico ressaltou ainda o trabalho feito em cooperação com o SAMU Neo, que possibilita o transporte de gestantes e bebês com condições adequadas. “Antes essas crianças morriam em seus locais de moradia ou a caminho dos hospitais, que existiam apenas em Maceió”, completou. 

Ao longo dos 14 anos de vida da UTI NEO, segundo a enfermeira Andreia Lima, muitas vidas foram salvas. “Semana passada, por exemplo, demos alta a uma criança que nasceu com apenas 25 semanas. Temos muitos casos de recuperação com vidas absolutamente normais”, contou.

Teste do Olhinho 

A oferta de serviços de apoio e recuperação dos bebês prematuros também pode ser destacada através do serviço de triagem de retinopatia da prematuridade, realizada por meio do exame de mapeamento de retina, chamado popularmente de Teste do Olhinho. Na condução desse serviço, desde a implantação em 2018, a oftalmologista Luana Nogueira. 

Segundo a profissional, o exame permite avaliar o desenvolvimento da retina nos bebês prematuros. “Os vasos oculares deles podem ainda não estar formados devido a prematuridade. A formação desses vasos fora do útero deve ser acompanhada pela chance de malformações e risco de prejudicar a visão. Acompanhamos aqui tanto os internados, quanto os que já receberam alta”, explicou.  

Dentre os tantos casos de bebês prematuros que foram atendidos na UTI NEO está o do pequeno Caio, de apenas dois meses de vida. Filho da jovem Damiles Rania, 18 anos, moradora de Jaramataia, o menino nasceu prematuro de 29 semanas e foi diagnosticado com retinopatia da prematuridade e hidrocefalia. “Muitas vezes a maturação ocular dessas crianças ocorre sem precisar de tratamento, que consiste num procedimento a laser, mas há casos de necessidade, como do pequeno paciente. Ele precisou e agora está voltando para uma consulta de avaliação. Felizmente ele está bem”, comentou Luana Nogueira.

“Todos os dias vidas são salvas em nosso Hospital, mas o que é feito para esses bebês ultrapassa todas as nossas expectativas. A UTI NEO do Regional é a renovação da vida, a esperança e a garantia de futuro para muitas crianças que nascem na adversidade. Comemoramos com simplicidade, como pede o momento. Mas temos que vibrar junto com eles, a cada dia”, disse emocionado o provedor Geraldo Magela.