Sertão

Santana do Ipanema: Marx Beltrão cobra de Ministério ação de contenção de barragem

Para deputado federal, medidas precisam ser tomadas com urgência: "precisamos evitar mais uma tragédia", afirmou

Por Assessoria 16/04/2020 12h12
Santana do Ipanema: Marx Beltrão cobra de Ministério ação de contenção de barragem
Marx Beltrão - Foto: Redes sociais

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) protocolou em Brasília um requerimento dirigido ao Ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, solicitando atuação urgente da Defesa Civil Nacional para que seja evitado o rompimento da barragem Ipanema. Localizada em Águas Belas, barragem de Ipanema apresenta rachaduras no paredão.

“Precisamos evitar mais uma tragédia. Santana já sofreu demais, seus moradores tiveram perdas incalculáveis. O governo federal precisa estar atento e atuar nesta situação, porque esta barragem pode se romper, destruir mais cidades e colocar em muito risco a vida da população. Vou cobrar resposta do Ministério a esta 

Segundo Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), o rompimento afetaria também três cidades alagoanas e chegaria ao Rio São Francisco. As cidades seriam novamente Santana do Ipanema, Batalha e Poço das Trincheiras. A chuva dos dias anteriores havia feito o reservatório transbordar.

Segundo o pesquisador e especialista em barragens Neison Freire, além do município pernambucano, três cidades alagoanas e o Rio São Francisco sofreriam os impactos. No dia 3 de abril, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco informou que a barragem estava em estado de emergência.

No documento dirigido ao Ministro, Beltrão também pede recursos para obras de reparo na barragem.