Política

Mandetta fala em vermífugo para matar o coronavírus

Ministro da Saúde afirmou que o ministro da Ciência, Marcos Pontes, sugeriu o uso de um medicamento para combater a COVID-19

Por Focus 16/04/2020 09h09
Mandetta fala em vermífugo para matar o coronavírus
Mandetta fala em vermífugo para matar o coronavírus - Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, afirmou que o ministro da Ciência, Marcos Pontes, sugeriu o uso de um vermífugo para combater a COVID-19. Em entrevista coletiva na tarde de hoje, 15, falou do possível uso, mas ressaltou que a experiência feita em laboratório (in vitro) pode não se repetir em pessoas.

“Tem um anti-helmíntico, dizendo que essa linha aqui, que é um vermífugo. Mata muito bem in vitro. E agora vai começar os testes em pessoas. Vermífugo mata vírus.  A cloroquina mata vírus”, declarou Mandetta.  De acordo com o Antagonista, o remédio seria o antiparasitário Annita.

O Focus havia publicado que um estudo liderado pela Universidade Monash, em conjunto com o laboratório de infecções virais do Hospital Real de Melbourne, na Austrália, mostrou que um medicamento antiparasitário disponível em todo o mundo pode matar o coronavírus em 48 horas.

Publicado no periódico Antiviral Research, a pesquisa científica demonstrou que uma dose única do medicamento ivermectina, conhecido por exterminar piolhos, vermes e carrapatos, poderia interromper o crescimento do vírus SARS-CoV-2 na cultura de células. A pesquisa, à época (4 de abril), ainda não tinha sido feita em humanos.