Política

Tarcizo Freire traça panorama do enfrentamento à pandemia em Arapiraca

Freire demonstrou preocupação com a falta de estrutura diante da possibilidade do avanço da doença na cidade

Por Assessoria 15/04/2020 15h03
Tarcizo Freire traça panorama do enfrentamento à pandemia em Arapiraca
Tarcizo Freire, deputado estadual - Foto: Assessoria

O deputado Tarcizo Freire (PP) elogiou as medidas adotadas pelo prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19) em seu município, da tribuna da Casa, durante a plenária desta quarta-feira (15). De acordo com Freire, a administração municipal está organizando as unidades básicas de saúde, aumentando o número de leitos simples para os infectados.

No entanto, Freire demonstrou preocupação com a falta de estrutura diante da possibilidade do avanço da doença na cidade. Isto porque, segundo o parlamentar, dos 316 casos suspeitos de Covid-19 em todo o Estado, 110 são em Arapiraca. Teófilo encaminhou requerimento ao Governo para que o resultado dos exames sejam agilizados, uma vez que as amostras coletadas no município são enviadas para Maceió.

"Mas a Universidade Federal de Alagoas tem um laboratório que poderia realizar esses exames em Arapiraca", informou Freire. "Arapiraca só tem nove UTIs, no momento que essa infecção começar a se expandir, a demanda será maior do que a oferta. Vai morrer muita gente", disse Freire, demonstrando preocupação com a situação. "O Hospital Chama, por exemplo, já está esgotado. No Brasil, ontem foram 204 mortes, o número está aumentando", destacou. "Outro apelo que faço, a pedido dos comerciantes de Arapiraca, que querem voltar a trabalhar, é que o Governo firme parceria com a prefeitura, para disponibilizar máscaras, álcool em gel, para que possam voltar a funcionar", apelou Tarcizo Freire, observando que em muitos lugares não estão obedecendo as recomendações das autoridades de saúde, havendo aglomerado de pessoas. "É preciso que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se unam para encontrar uma solução e minimizar o problema do setor econômico do Estado", apelou.

Em aparte, a deputada Jó Pereira (MDB) e o deputado Silvio Camelo (PV) se solidarizaram ao pronunciamento de Tarcizo Freire. A primeira avalia como justa a preocupação do colega e disse que Arapiraca, além de atender seus munícipes, também é referência para segunda macrorregião. "Preocupa-me muito! A estrutura de Arapiraca tem que existir logo. Em reunião virtual da Comissão de Saúde da Casa, com o secretário de Saúde Alexandre Ayres, foi exposto que naquele município já estão sendo implantados mais sete leitos na Unidade de Emergência do Agreste, específicos para a Covid-19", informou a deputada, acrescentando que, de acordo com a Sesau, estão previstos mais 10 leitos para o Hospital Chama, no próximo dia 20. "E até o final desta semana, mais dez leitos no Hospital Afra Barbosa. Além disso, há previsão de leitos para o Hospital de Santana do Ipanema, a fim de atender a população do alto sertão", informou.

Já o líder do Governo, deputado Silvio Camelo, reforçou que o isolamento social, apesar de ser uma medida amarga, é a única capaz de conter o avanço do coronavírus. "Essa pandemia, infelizmente, obriga os gestores a optar por manter as pessoas em casa. E isso traz sérios desdobramentos para os comerciantes, empresários, trabalhadores e ambulantes. Esse é o efeito colateral, temos que aguentar", destacou o governista, informando que o número reduzido de mortes no Estado é resultado das medidas de isolamento. "Há risco da curva se acelerar. Precisamos manter essas medidas de prevenção e acompanhar o comportamento da doença, enquanto o Estado realiza a ampliação de leitos", disse Camelo, informando que Alagoas entregará mil novos leitos até o próximo dia 15 de maio, sendo 300 de UTIs. "Isso é mais do que o dobro do que existia antes da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Tínhamos 261 leitos de UTIs agora vamos para 561", assegurou o líder do Governo.

Fardamento PM

No início do pronunciamento, o deputado Tarcizo Freire trouxe a denúncia que militares da Policia Militar de Alagoas estão sendo obrigados a comprar fardamento fora de Alagoas. "De acordo com a denúncia, estariam obrigando os policiais a comprar o uniforme numa empresa de São Paulo", contou. "Em Alagoas, três empresas especializadas na confeccão de uniformes estão preocupadas, uma delas com quase R$ 700 mil em fardamento no estoque", destacando o parlamentar, alertando que o Estado está deixando de gerar renda interna, ao tirar de circulação em torno de R$ 20 milhões provenientes da venda de uniformes fabricados em Alagoas.