Economia

Empresários arapiraquenses buscam sensibilização política para reabertura do Comércio

Comerciantes afirmam que irão tomar medidas de prevenção ao Covid-19

Por 7 Segundos 15/04/2020 08h08
Empresários arapiraquenses buscam sensibilização política para reabertura do Comércio
Comércio de Arapiraca - Foto: arquivo/7Segundos

O Comércio de Alagoas está fechado por decreto Estadual desde o dia 21 de Março. O decreto foi prorrogado e segue até o dia 20 de Abril. Temendo uma nova prorrogação, um grupo de empresários de Arapiraca, no agreste de Alagoas, está em busca de sensibilização de alguns políticos, para que o comércio volte a sua normalidade. Comerciantes afirmam que irão tomar medidas de prevenção ao Covid-19

Os empresários afirmam que já houveram demissões, suspensão de contratos e redução de salários, e para eles o caos econômico será maior que o do vírus. “O Comércio é sensível ao problema, entende as dificuldades, e a necessidade do combate ao Coronavírus, porém entendemos também que a falta de saúde financeira vai matar tanto quanto, ou ainda mais do que a doença, o desemprego, a fome, a miséria, estão sendo previstos. E com esse fechamento o prejuízo já é muito grande, o buraco é imenso e a gente nem consegue calcular esse prejuízo ainda”, afirma um empresário do grupo.

Nesta terça-feira (14) o grupo se reuniu com o deputado Estadual Tarcizo Freire. “Nós nos reunimos com o Deputado Estadual Tarcizo Freire, pedimos a ele que participasse dessa ação junto conosco, depois de uma rodada de negociações”.

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo também foi ouvido. “Também tivemos uma participação do prefeito Rogério Teófilo que disse que está vendo a queda de arrecadação do município, e a falta de recursos até para pagar o funcionalismo público, então o caos que isso vai gerar pode ser até irreversível, dentro do comercio e do setor público”. 

Outros parlamentares estão sendo procurados pelo grupo. “Também vamos tratar com outros parlamentares, inclusive como vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, e vamos pedir uma reunião para que ele possa também, ser sensível a causa, e participe ativamente dessa luta do comerciante e do comerciário”. 

Os empresários afirmam que tomariam todas as medidas de prevenção, melhores dos que as que estão sendo tomadas pelos estabelecimentos essenciais que estão em funcionamento. “Faríamos de maneira responsável e organizada, onde os empresários se propõe a contribuir com as ações do governo de evitar a proliferação do Coronavírus, de forma diferente do que vem acontecendo hoje com os comércios que estão habilitados para trabalhar, como bancos, supermercados, autopeças, lava a jatos, óticas”, disse.

“Faríamos doações de máscaras, já conseguimos mais de 5 mil máscaras para doar entre os comerciantes, comerciários, ambulantes e clientes. Também colocaremos em nossos estabelecimentos álcool em gel, para que os clientes e funcionários possam estar fazendo a sua higienização”, completou.

Os empresários estão dispostos a custear campanhas publicitárias educativas. “Também nos propomos a contribuir com o município com uma vaquinha para custear carros de som passando mensagens educativas de combate ao Covid-19, assim como ofertar ao município uma quantidade de outdoors para as mensagens”.

Para os empresários a prorrogação fracionada também é outro problema.”O que nos prejudica também são os prazos prorrogados de forma fracionada, onde ele termina coibindo a ação das empresas de agirem relação as suas equipes , isso prejudica bastante a gente”.

“Mas o que estamos queremos hoje é retornar aos nossos postos de trabalho, é a premissa do ser humano, o trabalho, para gerar empregos e renda para a cidade de Arapiraca”, completou.

Para os empresários o momento é de união e sensibilização. “Estamos muito preocupados com as possíveis ações do Governo de Alagoas em renovar o decreto de isolamento, e com isso causar um caos ainda maior, do que já vem causando no Comércio, os comerciantes de Arapiraca estão se unindo e apelando para a sensibilidade da classe política para tentar reverter essa possível prorrogação”, finalizou.

Veja também