Saúde

Jornalista do SBT que morreu de covid-19 havia acusado emissora de negligência

José Augusto Nascimento Silva criticou decisão da emissora em obrigar colegas com suspeita da doença de continuar trabalhando

Por 7Segundos com agências 14/04/2020 11h11
Jornalista do SBT que morreu de covid-19 havia acusado emissora de negligência
Joaé Augusto 'Naná' trabalhava como editor de imagens do SBT e acusou emissora de ser negligente - Foto: Reprodução

O jornalista José Augusto Nascimento Silva, que trabalhava como editor de imagens no SBT, havia denunciado que a emissora estava sendo negligente com funcionários que apresentavam sintomas de contágio pelo coronavírus. O profissional, que tinha 57 anos, morreu na última segunda-feira (13), devido a complicações da doença. em mensagens de áudio compartilhadas pelo whatsapp, ele acusou o SBT de obrigar profissionais com suspeita de coronavírus de continuarem trabalhando. Uma das pessoas a que ele se referiu foi a apresentadora Isabele Benito, de quem ele pode pegado a doença. 

Nas mensagens, José Augusto, que também era conhecido como Naná, manifestou preocupação em relação a apresentadora, que havia informado aos superiores que o marido estava com suspeita de coronavírus e mesmo assim foi obrigada a trabalhar por uma semana, até informar que o esposo foi internado na UTI e testado positivo para o coronavírus. O jornalista afirma que mesmo sem apresentar sintomas, Isabele Benito, que posteriormente também foi diagnosticada com a covid-19, pode ter transmitido a doença a ele próprio e a outros colegas.

"Estou revoltado, não só por mim, mas também pelos meus colegas. E ela continua apresentando o jornal. Dane-se os merchans, dane-se os comerciais, dane-se tudo. Ela tá com corona, pode ser assintomática, mas vai matar uma porção de gente", disse.

 O jornalista mandou as mensagens de áudios para colegas da emissora, três semanas antes de sua morte, após obter atestado médico para se manter afastado do trabalho por 14 dias devido a suspeita da doença. "Nenhum lugar no Rio de Janeiro tem mais casos suspeitos que no SBT. Eu agora estou sob suspeita, inclusive com atestado de 14 dias que o doutor deu porque me calcei, sabe que não sou burro. Se tiver que processar essa turma eu vou processar. Acho de uma irresponsabilidade tremenda", reclamou.

Atualmente, dos 75 profissionais que integram a equipe de jornalismo da emissora, 35 está afastada por suspeita de contágio.

Segundo informações, poucos dias depois de enviar as mensagens de áudio, José Augusto desenvolveu os sintomas graves da doença e foi hospitalizado. Na sexta-feira (10) sofreu uma parada cárdio-respiratória e foi encaminhado para a UTI, de onde não saiu mais. 

Dos 75 funcionários do Jornalismo, 35 foram afastados com suspeita de Covid-19. Incluindo Naná. Após a morte do editor de vídeo, o SBT emitiu uma nota de pesar: 

 

"A direção do SBT manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de seu colaborador, uma perda lastimável para todos, e presta toda a assistência à família, desejando que tenham força para superar este momento tão difícil. O SBT reitera que adotou as adequadas medidas para prevenção do contágio e enfrentamento dessa doença, atendendo as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias, e desconhece a origem e circunstâncias dos áudios mencionados, e pede que todos tenham respeito e consideração pelas pessoas citadas", disse.