Baixo São Francisco

[Vídeo] Moradores se revoltam com prefeito e constroem ponte em Olho D´Água Grande

Prefeito Zé Adelson prometeu a construção da ponte no início do mandado

Por 7 Segundos 14/04/2020 14h02
 [Vídeo] Moradores se revoltam com prefeito e constroem ponte em Olho D´Água Grande
Moradores constroem a ponte de forma braçal - Foto: Reprodução do vídeo

Cansados de esperar pelas promessas de início de mandado do prefeito de Olho D´Água Grande, José Adelson, a população dos povoados Poço Comprido e Sacão está construindo uma ponte sobre rio Itiuba, que liga as duas regiões. Revoltados, os moradores estão fazendo a construção de forma braçal, e com recursos próprios.

O município fica localizado na região do Baixo São Francisco de Alagoas, e recentemente, com as fortes chuvas, os moradores da região do Sacão ficaram ilhados. Os moradores relatam que o maior problema é quando alguém adoece, que não tem como socorrer, porque não dá para atravessar o rio. “Se alguém adoece como a gente atravessa para a pessoa ter atendimento médico”, relatou um morador.

Os moradores, revoltados com a ineficiência da gestão, que fez a promessa há três anos, estão usando recursos próprios, e doações de amigos, para construir a ponte. Cada um ajuda como pode: sacos de cimentos, areia e etc.

Eles estão executando a obras com as próprias mãos, usando enxadas e carrinhos de mão e com a ajuda da tração animais em carros de boi. “Em pleno século 21 e a prefeitura tendo na sua garagem máquinas avançadas e modernas, como retrosescavaderas, tratores novos, caçambas. E a gente aqui na enxada”, relatou outro morador.

A situação virou motivo de conversas na cidade. “Isso é um vergonha pro prefeito Zé Adelson, mas nós vamos construir a ponte, com a nossa união”, disse outro morador.

Segundo os moradores, a prefeitura de Olho D´Água Grande, e nem o prefeito Zé Adelson, se pronunciaram sobre o assunto. A reportagem do 7 Segundos entrou em contato com assessoria de comunicação que informou que em 2018 enviou um projeto ao Ministério Desenvolvimento Regional, visando angariar recursos federais para construção de uma passagem molhada pelo leito do Rio Itiuba, que está "acompanhando atentamente todo o trâmite deste convênio e constantemente, solicitando ao Ministério Desenvolvimento Regional a agilidade necessária na liberação do recurso. Sabemos que se trata de uma obra de suma importância para melhor atender as necessidades da população rural".

A prefeitura disse ainda que "o País vem atravessando um momento delicado em todas suas esferas, diante dos esforços dos Poderes Públicos para combater o contágio e proliferação do Covid-19, inclusive, por intermédio de Decreto Federal de estado de emergência em todo território nacional, o que pode dificultar a liberação de tal verba. Porém, estaremos sempre atentos e empenhados no que for preciso para que a obra seja realizada e entregue à nossa população o mais breve possível".

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Olho d’Água Grande, através da Secretaria de Infraestrutura, informa que, no ano de 2018, encaminhou um projeto ao Ministério Desenvolvimento Regional, visando angariar recursos federais para construção de uma passagem molhada pelo leito do Rio Itiuba, ligando os Povoados Poço Comprido e Sacão, situados na zona rural do município.

O pedido foi recebido e está registrado sob o convênio de nº 867729/2018. Cabe frisar que tal procedimento é complexo e envolve diversas etapas, por exigência dos órgãos públicos e alheias à vontade do Município, que vão desde a obrigatoriedade de obter licenças ambientais até a apresentação de projetos de viabilidade técnica. Sem cumprir esse trâmite burocrático instituído pelo Governo Federal não é possível obter a liberação da verba necessária para edificar a obra.

 Estamos acompanhando atentamente todo o trâmite deste convênio e constantemente, solicitando ao Ministério Desenvolvimento Regional a agilidade necessária na liberação do recurso. Sabemos que se trata de uma obra de suma importância para melhor atender as necessidades da população rural. Porém, somente no ano 2018, após várias tentativas frustradas, tivemos acesso à emenda parlamentar com a possibilidade de recursos para realizar tal obra.

Tudo isso reforça o empenho da Administração municipal para início e conclusão do serviço. Infelizmente, o País vem atravessando um momento delicado em todas suas esferas, diante dos esforços dos Poderes Públicos para combater o contágio e proliferação do Covid-19, inclusive, por intermédio de Decreto Federal de estado de emergência em todo território nacional, o que pode dificultar a liberação de tal verba.

Porém, estaremos sempre atentos e empenhados no que for preciso para que a obra seja realizada e entregue à nossa população o mais breve possível.

Veja o vídeo: