Arapiraca

Cresce procura por artes marciais para defesa pessoal em Arapiraca

O Sansei Damião José também fala da importância do Karatê para crianças autistas e com Síndrome de Down

Por 7segundos 13/04/2020 15h03
Cresce procura por artes marciais para defesa pessoal em Arapiraca
A procura por artes marciais na defesa pessoal aumentou em Arapiraca - Foto: Cortesia

Artes marciais representam um conjunto de técnicas de lutas individuais, entre as mais conhecidas destacamos kung fu, Karatê, judô, judô, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo. Habilidades que se transformaram em atividades esportivas, ajudam aperfeiçoar o corpo e a mente e podem ser usadas no âmbito da defesa pessoal. E, com a onda de violência, muitas pessoas buscam esse aprendizado em Arapiraca, conforme levantamento feito pelo Portal 7 Segundos. De acordo com o Sansei Damião José da Silva, “com o crescimento da violência, não só o público masculino, mas também o feminino, vem procurando as artes marciais como defesa pessoal.”

“Esses dias uma uma dona de empresa aqui de Arapiraca teve em contato comigo, querendo formar um grupo com funcionários e clientes dela pra questão de defesa pessoal”, revelou Damião José que ministra artes marciais há 26 anos, em escolas, academias e aulas particulares. Ainda nesse campo da defesa pessoal, revelou que nos últimos oito anos tem ministrado aulas numa empresa de formação de profissionais de segurança.

Trabalho com crianças

Dentro do processo de aperfeiçoamento do corpo e da mente, nas escolas já estão sendo trabalhadas turmas com crianças a partir dos três anos de idade, onde se visa mais a parte lúdica. “Vem sendo um trabalho muito interessante e com um crescimento muito bom. Uma porcentagem muito boa das escolas de Arapiraca tem artes marciais”, afirmou.

Superação para Autistas Síndrome de Down

“Um outro crescimento muito interessante que vem acontecendo em nossa região, de acordo com o que pesquiso e os contatos que tenho com outros professores, refere-se a questão da superação. Ou seja, envolvendo crianças com síndrome de Down e autistas. Eu tenho participado de palestras e cursos, junto com psicopedagogos e psicólogos que atuam comigo nas escolas, e está sendo uma experiência muito boa trabalhar com essas crianças,” destacou entusiasmado.

Damião José lembra que crianças com algum tipo de transtorno apresenta uma certa dificuldade de coordenação motora, dificuldade de comunicação e socialização, disciplina e organização. “A arte marcial ela ajuda muito nesse sentido do auto controle, passando pela coordenação, equilíbrio e socialização.”

Período de pandemia

Neste período, onde há uma recomendação de isolamento social, em razão da pandemia de coronavírus, os professores de artes marciais fazem opção de mandar vídeos através do WhatsApp, além de mensagens e material para que a criança possa desenvolver em casa, junto com os pais, irmãos ou cuidadores.

“Eu mesmo estou tendo com os meus alunos e com o pais, sempre naqueles dias que estavam destinados para as aulas presenciais nas escolas ou particulares nas residências. E pedindo para que eles façam um retorno, ou seja, quando eles fizerem a atividade mandem o vídeo para mim. Para que eu veja como ele está desenvolvendo mesmo em casa neste período”, concluiu o sansei Damião José.