Saúde

Idosa com sintomas de Covid-19 em Água Branca pode ser transferida para UTI em Coruripe

Paciente, que reside na zona rural, pode ter sido infectada após contato com pessoa que vieram de fora do Estado

Por 7Segundos com Correio Notícia 13/04/2020 14h02
Idosa com sintomas de Covid-19 em Água Branca pode ser transferida para UTI em Coruripe
Número de pessoas infectadas por Covid-19 em Alagoas sobe 45 - Foto: Reprodução

Uma idosa de 85 anos, que é o primeiro caso suspeito de covid-19 do município de Água Branca, pode ser transferida nesta segunda (13) ou terça-feira, para o Hospital Carvalho Beltrão, no município de Coruripe, que dispõe de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da doença.

A paciente deu entrada na Unidade Mista dra. Quitéria Bezerra de Melo na última sexta-feira (10), teve material colhido para teste de coronavírus enviado para o Lacen e está sendo mantida isolada dos demais pacientes, segundo funcionários do hospital. Ela apresentava sintomas de cansaço respiratório, tosse com catarro e febre. Nesta segunda, devido ao estado de saúde, a equipe médica está avaliando se é necessária a transferência para unidade com estrutura de UTI. A reportagem entrou em contato com a unidade e eles responderam que a transferência ainda está sendo avaliada.

A idosa reside em uma comunidade rural e, de acordo com informações da Secretaria de Saúde de Água Branca no domingo, não viajou para outros Estados.  No povoado onde ela reside, cujo nome não foi revelado, várias famílias receberam a visita de parentes que moram ou trabalham em outras regiões do país desde o início da quarentena. Há informações ainda de que, na comunidade, muitas pessoas não seguem o isolamento social. 

Apesar do caso suspeito contágio por coronavírus em Água Branca, outros quatro municípios do Sertão tiveram casos descartados para a doença, após os pacientes serem submetidos a testes feitos no Lacen. No último sábado (11), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgou boletim informando que nos municípios de Inhapi, Delmiro Gouveia, Carneiros e Pão de Açúcar, que tinham um caso sob investigação, cada um, todos foram descartados. Em Mata Grande, dos três casos suspeitos, um também foi descartado.

Ainda no Sertão, o boletim epidemiológico apontou casos em investigação em Batalha (1), Igaci (1), Maribondo (1), Palmeira dos Índios (2), Maravilha (1), Monteirópolis (2), Olho d’Água das Flores (2), Ouro Branco (2), Poço das Trincheiras (2), São José da Tapera (2), Santana do Ipanema (4) e Piranhas (2).