Arapiraca

Em meio a pandemia, Associação cuida de pacientes com câncer em Arapiraca

Associação Café e Acolhimento faz campanha para doações e trabalha construção da sede própria

Por 7segundos 12/04/2020 19h07
Em meio a pandemia, Associação cuida de pacientes com câncer em Arapiraca
A Casa Café e Acolhimento apoia pessoas em tratamento de câncer - Foto: Redes sociais

Nos dias atuais, o foco tem sido o diagnóstico e tratamento de pessoas infectadas pelo Covid 19, o novo coronavírus.  Entretanto, os pacientes com câncer precisam continuar tendo toda atenção necessária, até porque a imunidade dos mesmos fica comprometida em razão da doença e do próprio tratamento. “Os cuidados dobraram com relação a tudo que se relaciona com higienização, de quartos , banheiros, álcool gel, máscara, enfim, muito cuidado com todos”, disse o professor Sávio Rodrigues, um dos responsáveis pela Associação Café e Acolhimento Santíssimo Redentor, também conhecida como Casa de Apoio Café e Acolhimento, que recebe pacientes de várias partes do estado.

Idealizado pelo serventuário da Justiça, Maxwell Lúcio Barbosa, o Projeto recebe famílias e pacientes que fazem tratamento de câncer em hospitais de Arapiraca. Em 2017 o idealizador faleceu, após complicações devido a um câncer de medula. O filho dele, o advogado Frederico Félix Barbosa, assumiu a presidência da casa, que funciona também como abrigo para pessoas que residem em outras cidades e precisam passar a noite ou dormir na cidade.

De acordo com Sávio Rodrigues o esforço é grande por parte de toda a equipe e, neste momento, 10 pessoas estão na casa, sendo cinco pacientes oncológicos e cinco acompanhantes. Todos os acompanhantes estão sendo orientados a cuidar da higiene dos quartos e todo o material vem sendo providenciado, inclusive através de doações. Os pacientes precisam do repouso e da atenção necessária, em virtude dos impactos da doença e do próprio tratamento feito a base de quimioterapia e radioterapia.

Colaboração

Quem quiser colaborar doando alimentos, suplementos ou até mesmo material de higiene e limpeza, pode entrar em contato com 9.9634.1560/ 9.9999.6973 ou 9.9839.5214.

Na casa onde o Café e Acolhimento está funcionando existem limitações quanto ao número de pessoas que podem ser atendidas, porém, já está sendo iniciada a campanha para construção da sede própria, em um terreno doado pelo município no bairro Zélia Barbosa Rocha, conforme Lei N° 3.295 aprovada pela Câmara Municipal.

Quem quiser doar para a construção, pode fazer através de uma conta na agência 0056 da Caixa Ecônomica Federal, operação 003, Conta-Corrente 6318-5.