Arapiraca

No domingo de Páscoa, católicos de Arapiraca buscam manter a fé em tempos de pandemia

Com adaptações, em virtude do isolamento social, os féis acompanharam as celebrações

Por 7segundos 12/04/2020 14h02
No domingo de Páscoa, católicos de Arapiraca buscam manter a fé em tempos de pandemia
Em canafístula, fiéis tiveram acesso a Igreja para receber a Eucaristia - Foto: Cortesia

De acordo com o rito da Igreja Católica na Semana Santa, o Domingo de Páscoa é marcado pela celebração da Ressureição do Senhor. No entanto, em virtude das medidas de isolamento social, adotadas em função da pandemia de coronavírus, neste domingo (12), as paróquias tiveram que fazer algumas adaptações em Arapiraca.

As missas, celebradas pela manhã, foram transmitidas por emissoras de rádio e redes sociais, possibilitando as pessoas acompanharem de suas residências.  No bairro de Canafístula, alguns fiéis se concentraram em frente à Igreja de Santa Isabel da Hungria e ficaram escutando a celebração pelos megafones instalados na torre. Em seguida, evitando aglomeração e, com a devida higiene, a paroquia abriu as portas e os católicos puderam receber a Eucaristia.

Na concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, após a celebração, padres e ministros ficaram disponíveis para realizar a comunhão para os fiéis na Igreja. Conforme orientação, para que não evitar aglomeração, cada fiel, após recebe a comunhão, fez sua oração e voltou para casa.

Quanto à missa da Páscoa na paróquia de Santo Antônio, no bairro Cacimbas, ocorreu uma primeira celebração às 7 horas da manhã e outra celebração será às 20 horas, apenas com a presença apenas do padre e seus auxiliares: leitores, cantores, coroinhas, ministros da comunhão e da eucaristia.

A Paróquia de São José, cuja matriz fica no bairro Alto do Cruzeiro, faz sua celebração da paixão nesta sexta-feira a partir das 16 horas. Na paróquia de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Caititus, a celebração também acontece à tarde. Como os fiéis acompanham de casa, a recomendação é que coloquem um crucifixo em lugar de destaque.

Também ocorrem celebrações nas paróquias do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Primavera e Cristo Redentor, no bairro Eldorado, além das demais paróquias da cidade, sempre obedecendo as recomendações do Bispo Dom Valério Breda, conforme o decreto estadual.