Geral

Conserto de adutora dá sequência ao abastecimento de Arapiraca

Rompimento foi identificado no final da tarde desta quinta-feira (9); tubulação leva água para parte baixa da cidade

Por Assessoria 10/04/2020 15h03
Conserto de adutora dá sequência ao abastecimento de Arapiraca
Máquina de grande porte é usada em trabalho de conserto de adutora que apresentou rompimento - Foto: Assessoria

Profissionais da Agreste Saneamento e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) identificaram, no final da tarde desta quinta-feira (9), um rompimento na adutora de 400mm que leva água já tratada da estação elevatória de Campo Grande para bairros da parte baixa e zona rural de Arapiraca.

O abastecimento dessas localidades estava em fase de normalização, após o nível de turbidez da água bruta do Rio São Francisco ter sido reduzido depois de atingir um patamar mil vezes acima do normal, o que impediu e retardou, por alguns dias, o tratamento.

O trecho rompido que foi identificado nesta quinta-feira (9) fica em área de vegetação e é de difícil acesso. Mesmo assim, o serviço foi iniciado ainda na noite da quinta-feira e se estendeu pela madrugada desta sexta-feira (10).

Os profissionais continuam no local trabalhando com máquinas e equipamentos. A previsão é de que o serviço seja concluído no final da tarde de hoje e, a partir de então, o abastecimento será retomado gradativamente para as localidades, entre elas, as seguintes: Verdes Campos, loteamentos Bem Viver, Jacarandá e Rosa Amélia, povoados Baixa da Hora, Baixa da Onça, Sítio Martins, Canafístula e loteamento Barros e Lessa.

Enquanto isso, a Casal disponibilizou seis caminhões-pipa para atender às comunidades. Nesta sexta-feira (10), três deles estão no loteamento Rosa Amélia e outros três no loteamento Jacarandá. Neste sábado (11), enquanto o abastecimento não fica completamente regularizado, eles irão atender outras dessas localidades.