Arapiraca

Com adaptações, paróquias celebram a Paixão de Cristo em Arapiraca

Recomendações da Diocese de Penedo atendem ao decreto estadual

Por 7segundos 10/04/2020 12h12
Com adaptações, paróquias celebram a Paixão de Cristo em Arapiraca
Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Arquivo/7Segundos

Em tempos de pandemia pelo coronavírus, nesta Sexta-Feira Santa (10) as celebrações tiveram receber algumas adaptações, para garantir o cumprimento do decreto estadual de isolamento social. A tradicional Procissão ao Morro Santo da Massaranduba não aconteceu e o acesso ao Santuário da Santa Cruz ficou fechado.

O Bispo Diocesano dom Valério Breda, declarou ao portal 7segundos que as ações devocionais relativas à Santa Cruz, no Morro da Massaranduba, foram transferidas para o dia 13 de setembro, um domingo. “Então, no dia 13 de setembro, a diocese celebrará solenemente à Santa Cruz. Todos serão convidados a participar nesta celebração. Deus queira que possamos ter uma grande romaria agradecendo a Nosso Senhor o desejado fim da pandemia”, declarou Dom Valério.

Paixão de Cristo

Quanto as celebrações da Paixão e Morte do Senhor, que acontecem entre a tarde e a noite desta sexta-feira, obedecerão várias regras e durante a solene Oração da Comunidade, é prevista uma intenção especial, rogando a Deus pelos doentes e as vitimas do coronavírus. Na Adoração da Cruz, não ocorrerá o beijo na imagem de Jesus Crucificado. Também não haverá a procissão do senhor morto.

Com recomendação para que acompanhem as celebrações pelas redes sociais, emissoras de rádio e TV, as paróquias de Arapiraca cumprem suas programações.

Na concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, há uma orientação também para o Domingo de Páscoa quando, após a celebração, padres e ministros estarão disponíveis para realizar a comunhão para os fiéis na Igreja.  Para que não haja aglomeração, cada fiel entra, recebe a comunhão, faz seus cinco minutos de oração e volta para sua casa.

Na paróquia de santo Antônio, no bairro de Cacimbas, a celebração da paixão ocorre nesta sexta-feira às 17 horas. Quanto a missa da páscoa, que ocorre no domingo às 7 horas da manhã e às 20 horas, acontecerá com a presença apenas do padre e seus auxiliares: leitores, cantores, coroinhas, ministros da comunhão e da eucaristia.

A Paróquia de São José, cuja matriz fica no bairro Alto do Cruzeiro, faz sua celebração da paixão nesta sexta-feira a partir das 16 horas. Na paróquia de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Caititus, a celebração também acontece à tarde. Como os fiéis acompanham de casa, a recomendação é que coloquem um crucifixo em lugar de destaque.

Também ocorrem celebrações nas paróquias do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Primavera e Cristo Redentor, no bairro Eldorado. Em todos os locais, obedecendo as recomendações do Bispo Dom Valério Breda, conforme o decreto estadual.