Agreste

Pandemia altera programação e Sexta-Feira Santa não terá procissão ao Morro Santo

Diocese de Penedo também proibiu a procissão do senhor morto e o beijo na cruz

Por 7segundos 09/04/2020 16h04
Pandemia altera programação e Sexta-Feira Santa não terá procissão ao Morro Santo
A tradicional procissão foi suspensa em razão da pandemia - Foto: Genival Silva

Nesta sexta-feira (10), estão proibidas as procissões, conforme foi confirmado pelo Bispo Diocesano, dom Valério Breda, atendendo recomendação de isolamento social, em razão da pandemia de coronavírus.  Em Arapiraca, é proibida a Procissão ao Morro Santo da Massaranduba. O acesso será fechado ao local será fechado. 

Para o portal 7segundos, o Bispo Diocesano ressaltou ser prudente adiar todas as ações devocionais relativas à Santa Cruz, no Morro da Massaranduba, para o dia 13 de setembro, um domingo.

O dia 13 de setembro é véspera da Festa litúrgica dedicada à Santa Cruz,  que acontece dia 14 de setembro. “Então, no dia 13 de setembro, a diocese celebrará solenemente à Santa Cruz. Todos serão convidados a participar nesta celebração. A programação será comunicada em tempo. Deus queira que possamos ter uma grande romaria agradecendo a Nosso Senhor o desejado fim da pandemia”, declarou Dom Valério.

Paixão de Cristo

Quanto a celebração da Paixão e Morte do Senhor, a recomendação é para que aconteça na igreja matriz, de portas fechadas, em horário conveniente (tarde ou noite). Durante a solene Oração da Comunidade, é prevista uma intenção especial, rogando a Deus pelos doentes e as vitimas do coronavírus.

Outra recomendação feita pela diocese de Penedo é que, na Adoração da Cruz, não ocorra o  beijo na imagem de Jesus Crucificado. Essa cerimônia faz parte do rito, porém, em virtude da pandemia foi alterado. Como alternativa, orienta-se que os fiéis podem providenciar uma cruz em casa e realizar, na intimidade da família, o que no rito é apresentado através do acompanhamento pelos meios de comunicação.

Conforme o documento assinado pelo Bispo Dom Valério, os Fiéis que acompanharem a celebração em casa, pelas redes sociais, devem acender uma vela e participarem fazendo a comunhão espiritual. Não haverá Procissão do Senhor Morto. Poderão estar presentes Fiéis leigos, em número reduzido e conveniente, exigidos pelo Rito.