Brasil

Família sepulta homem morto por coronavírus no lugar de idosa

Familiares de mulher de 92 anos que morreu em Santo André (SP) só souberam após o enterro que hospital havia cometido erro e trocado caixões

Por Metrópoles 09/04/2020 16h04
Família sepulta homem morto por coronavírus no lugar de idosa
Amir Martins da Silva, de 92 anos - Foto: Cortesia

Familiares da aposentada Amir Martins da Silva, de 92 anos, tiveram que lidar com a dor da perda da idosa e com um erro do Centro Hospitalar de Santo André (SP), que lhes entregou um caixão lacrado para o enterro, alegando suspeita de coronavírus. Depois, no entanto, a unidade de saúde informou que outra pessoa havia sido enterrada no lugar de Amir.

A aposentada foi internada há duas semanas com fratura no fêmur. Ela não resistiu ao tratamento, mas os familiares foram informados que ela seria um caso suspeito de coronavírus e teria de ser seguido o protocolo de enterro sem velório e com caixão lacrado, recomendações que foram seguidas.

O sepultado, porém, foi Francisco Carlos da silva, de 54 anos, esse sim morto com suspeita de coronavírus. O erro foi descoberto quando a família foi fazer os preparativos para o sepultamento e viu que se tratava de outro corpo. Francisco, porém, já havia sido sepultado.

O corpo foi exumado pela prefeitura da cidade, que pediu desculpas e iniciou uma investigação para encontrar os responsáveis pelo erro. Amir foi enterrada na manhã desta quinta-feira (9).

Santo André registra 98 casos do novo coronavírus. Três óbitos foram confirmados e outros 26 estão em investigação no Instituto Adolfo Lutz (IAL). Há também 431 casos suspeitos da doença. Oitenta e sete pacientes estão internados, 35 se encontram na UTI e 30 tiveram alta.