Política

Joãozinho Pereira desafia governador e reabre o comércio de Teotônio Vilela

Prefeitura diz que é independente para tomar decisões que julgar necessárias.

Por Berg Morais 09/04/2020 15h03
Joãozinho Pereira desafia governador e reabre o comércio de Teotônio Vilela
Joãozinho Pereira e Renan Filho - Foto: Reprodução

O comércio do município de Teotônio Vilela foi reaberto nesta quinta-feira (09) por determinação do prefeito Joãozinho Pereira, através de Decreto da Prefeitura. O ato do gestor contraria o governador Renan Filho, que estabeleceu – também através de Decreto – a manutenção do isolamento social.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o Decreto Nº 013/2020 atende a um pleito da população. “O comércio todo não foi reaberto, apenas alguns setores e de forma gradativa e flexibilizada, respeitando sempre ao afastamento mínimo entre a população e o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI)”.

Como o Decreto do município vai de encontro ao que foi determinado pelo Governo do Estado, o 7segundos questionou se a decisão foi com propósito político. “Politicamente continuamos alinhados com o governador Renan Filho. No entanto, a prefeitura é independente para tomar decisões que julgar necessárias para atender as demandas da população”.

Após negar qualquer desentendimento político com o governador, Joãozinho Pereira afirma que a decisão tomada por ele foi técnica. “A presente decisão, se fez com base nas informações oficiais do IBGE, visto nosso IDH baixo 0,564 — baixo (fonte PNUD)¸ onde a grande maioria da população está abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo por meio de trabalhos informais e com ajuda de benefícios dos governos federal, estadual e Municipal”, garante.

O prefeito Joãozinho Pereira enviou ao 7segundos uma nota sobre o assunto. Confira:

Cada lugar tem suas características socioeconômicos e culturais. O Município de Teotônio Vilela tem uma população de 44 mil habitantes, onde 28 mil vivem na área urbana do Município. Não autorizamos abrir todo o comércio, apenas alguns setores e de forma gradativa e flexibilizada, respeitando sempre ao afastamento mínimo entre a população e o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Não podemos também adotar medidas de cidade grande como os grandes centros populacionais, como a Cidade de Maceió, com uma população com mais de 1 (um) milhão de Habitantes.

Estamos tomando todos os cuidados no sentido da fiscalização da vigilância epidemiológica, com: visitas as residências de pessoas oriundas de outros Estados e Municípios, lavagem de ruas e do comércio em geral, entrega de cestas básicas e medicação nas residências, suspensão das aulas, mudanças no dia da feira livre e a diminuição de box com vendedores, instalação na cidade de pias com água e sabão e a instituição do trabalho em home office e tantas outras recomendações na preservação de vidas!

A presente decisão, se fez com base nas informações oficiais do IBGE, visto nosso IDH baixo 0,564 — baixo (fonte PNUD)¸ onde a grande maioria da população está abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo por meio de trabalhos informais e com ajuda de benefícios dos governos federal, estadual e Municipal.

Outro ponto crucial, foi a ausência de casos confirmados ou em investigação na Cidade, bem como nas cidades circunvizinhas, a decisão (decreto) foi estudada e baseada em situações locais em cidades do Estado do Rio de Janeiro, Bahia e até São Paulo o mais afetado hoje por esta grave doença.

Por fim, o Município de Teotônio Vilela, Estado de Alagoas pode reconsiderar as medidas contidas neste Decreto podendo alterá-las a qualquer tempo, para assegurar a eficácia das medidas de prevenção/combate ao COVID-19 (Coronavírus).