Saúde

Em vez de figurinos, Canarraiá confecciona máscaras para distribuir à comunidade

Junto com a associação de moradores, quadrilha junina espera produzir mil máscaras para doar a idosos e pessoas do grupo de risco

Por 7Segundos 09/04/2020 07h07
Em vez de figurinos, Canarraiá confecciona máscaras para distribuir à comunidade
Membros da quadrilha junina Canarraiá produzem máscaras que serão distribuídas no bairro Canafístula - Foto: cortesia

Em outros anos, os membros da quadrilha Canarraiá, do bairro Canafístula em Arapiraca, dividiam seu tempo entre ensaios e a confecção dos luxuosos figurinos que enriquecem as apresentações. Hoje, mesmo com a suspensão dos eventos juninos, vários deles continuam debruçados nas máquinas de costura, mas em vez de costurar tecidos brilhantes e adereços, eles confeccionam máscaras de tecido e de TNT que serão distribuídas aos idosos e pessoas que integram o grupo de risco no bairro Canafístula.

“Este era o período em que a gente ficava todos os dias até a madrugada trabalhando no nosso próprio figurino. Mas, por conta da pandemia, nos voltamos para o lado social, como sempre fizemos e estamos produzindo artesanalmente as máscaras, em parceria com a associação de moradores. Nossa meta é produzir mil máscaras”, afirmou o presidente da quadrilha Wellington de Magalhães Silva.

Segundo ele, os jovens que integram à Canarraiá estão abrindo mão do isolamento social para confeccionar as máscaras. Na noite de terça-feira (07), por exemplo, Wellington de Magalhães reuniu 12 pessoas na sua casa, enquanto outras três estavam na casa da Mariângela Lopes, secretária da Associação Comunitária da Canafístula, autora da ideia da confecção e distribuição das máscaras, que estão sendo produzidas com material doado pela própria comunidade.

“Só não temos mais pessoas trabalhando, porque não podemos aglomerar mais. Todos trabalhando usando máscaras e adotando os procedimentos de higiene necessários”, ressaltou o presidente da quadrilha.

A iniciativa mostra que muitos moradores estão engajados em fazer o que for preciso para proteger a comunidade do coronavírus. Além das máscaras, a associação comunitária também irá colocar um carro de som em circulação nos bairros para orientar os moradores sobre a importância do isolamento social e da adoção de medidas de proteção contra a covid-19. O padre Davi, pároco da igreja de Santa Isabel da Hungria, e o médico da unidade de saúde do bairro, Teodorico Costa, também irão contribuir, gravando mensagens para a população.

“Quando tossimos ou espirramos sem usar nenhuma proteção, o ar fica contaminado por gotículas, que podem ser aspiradas ou ingeridas por pessoas que estão próximas. Por isso é importante que, se você está tossindo, use máscara para proteger as pessoas que estão ao seu redor. E se não está tossindo, mas está em meio a muitas pessoas, a máscara é importante porque protege de aspirar essas gotículas”, afirmou o médico, sobre a importância do uso de máscaras.

Teodorico Costa afirma também que “não adianta a pessoa idosa estar em isolamento e continuar recebendo filhos, sobrinhos, netos, que chegam da rua e não lava as mãos” e explica o porquê da importância de as crianças e os mais jovens também manterem a quarentena: “as crianças têm o sistema imunológico mais forte e podem não desenvolver os sintomas, mas mesmo assim elas podem transmitir, mesmo sem saber que estão com a doença. Por isso é tão importante que elas fiquem esse período afastadas dos avós e pessoas mais velhas da família”, ressaltou.