Agreste

Casal trabalha no conserto de bomba e confecção de peça para retomar abastecimento de Traipu

Equipamento será reinstalado nesta terça-feira (7) e fornecimento de água voltará ao normal gradativamente

Por Ass 07/04/2020 07h07
Casal trabalha no conserto de bomba e confecção de peça para retomar abastecimento de Traipu
Casal trabalha no conserto de bomba e confecção de peça para retomar abastecimento de Traipu - Foto: Assessoria

Técnicos da Unidade de Negócio Agreste e da Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem), da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), trabalham no conserto de uma bomba e na confecção de uma peça não disponível no mercado, a qual é usada nesse equipamento da captação de água bruta, em Traipu.

O equipamento apresentou defeito na tarde deste domingo (5) e prontamente foi retirado para manutenção. Os profissionais perceberam que uma peça auxiliar também precisava ser substituída e, como ela não é disponível no mercado local, precisou ser confeccionada na própria oficina da Companhia.

A suspeita é de que o defeito tenha sido causado pela grande quantidade de entulho levado pela água do Rio São Francisco, principalmente após a enchente do Rio Ipanema.

A previsão é que nesta terça-feira (7) a bomba seja reinstalada na captação de água bruta, no Rio São Francisco, permitindo que, desse modo, o sistema seja reativado. Com isso, a água será enviada para a Estação de Tratamento (ETA) e o abastecimento será retomado na própria terça, de forma gradativa para toda a cidade.

A Casal lembra ainda que, de sexta-feira (3) até este domingo (5), por volta de meio-dia, Traipu vinha sendo abastecido normalmente, uma vez que o nível de turbidez da água do São Francisco teve redução, permitindo que o líquido fosse captado e tratado.