Arapiraca

Novo decreto municipal autoriza retorno das Feiras Livres e adota medidas de prevenção

Os feirantes poderão comercializar apenas gêneros alimentícios

Por Secom Arapiraca 07/04/2020 20h08
Novo decreto municipal autoriza retorno das Feiras Livres e adota medidas de prevenção
Feira Livre de Arapiraca - Foto: Assessoria

A Comissão de Gestão de Crise, formada por membros de diversas secretarias municipais de Arapiraca, se reuniu na manhã desta terça-feira (7), e decidiu autorizar a realização de feiras livres a partir desta quarta (8). Para isso, uma série de medidas de prevenção será tomada para prevenir a população e minimizar os riscos de proliferação do coronavírus.

A decisão foi tomada após reunião da comissão com o Prefeito Rogério Teófilo, e tem como base alguns pontos levantados pelos próprios feirantes, como a sobrecarga do Mercado Público Municipal, que tem passado por aglomerações constantes, impedindo o distanciamento.

Para evitar a proliferação dos vírus, as barracas terão espaçamento de 2 metros e, neste momento, apenas feirantes de Arapiraca serão autorizados a realizar a comercialização.

Os feirantes poderão comercializar apenas gêneros alimentícios, como carnes, peixes, frango, tubérculos, verduras, folhagens, frutas e cereais.

De acordo com a comissão, as feiras contarão com a presença da fiscalização das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM).

É importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária foram responsáveis pela elaboração do plano de ação que será posto em prática a partir de amanhã nas feiras e também no Mercado Público.

O decreto autorizando a realização das feiras livres será publicado nesta quarta-feira.

Segue o cronograma de feiras livres:

Quarta-feira

Mercado Público: feira do atacado e feira da quaresma.

Quinta-feira

Mercado Público: feira do atacado e feira da quaresma, na Rua Senador Rui Palmeira e na Fumageira.

Sexta-feira

Rua José Lopes e na Fumageira

Sábado

Rua Nossa Senhora Salete

Domingo

Rua São Paulo, Avenida Norte, Fumageira, Cohab Velha