Arapiraca

Temendo desemprego, transportadores querem que Governo libere linha de crédito

A reivindicação foi feita pela Coopervan, em virtude da pandemia de Coronavírus

Por 7segundos 07/04/2020 17h05
Temendo desemprego, transportadores querem que Governo libere linha de crédito
Transportadores querem que o Governo libere linha de crédito - Foto: Ewerton Silva/7segundos

A prorrogação do decreto do Governo do Estado, com medidas de prevenção ao Coronavírus, segue gerando discussões em vários setores produtivos, que buscam alternativas para garantir rendimentos durante o período sem faturamento. No setor de transporte alternativo, por exemplo, o Sindicato da categoria já esteve no Palácio, solicitando do governador Renan Filho uma série de benefícios, entre eles, a suspensão de pagamentos de taxas. Agora chegou a vez da Coopervan, que está reivindicando uma ajuda emergencial para esses empreendedores.

“Todo transportador é empresário individual. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Governo disponibilizou R$ 320 milhões em recursos iniciais, para uma linha de crédito destinada a microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas. Em Alagoas, os proprietários de veículos também são empreendedores e, em média, cada um tem dois funcionários, sendo um motorista e um cobrador”, explicou Marcondes Prudente, que é presidente da Cooperativa.

Prudente enfatizou que os recursos seriam importantes para que os empreendedores tivessem o capital de giro necessário, a fim de ultrapassar esse período de perda das receitas por causa da pandemia do novo coronavírus. Ele entende que é preciso manter o isolamento para que não haja disseminação do vírus, mas também sejam encontradas alternativas para que não ocorram demissões.

Segundo o presidente da Coopervan, apesar das solicitações, o Governo do Estado ainda não se pronunciou. Ele lembrou que os recursos podem ser obtidos através da Agência de Fomentos de Alagoas, a Desenvolve. “ A agência já está com uma linha de crédito para os artesãos durante a crise. A cooperativa está reivindicando que também seja liberada uma linha de crédito para os transportadores, para que motoristas e cobradores não fiquem desempregados,” concluiu Marcondes Prudente.