Arapiraca

Com circo fechado por causa do coronavírus, artistas pedem apoio de autoridades e população.

Artistas do Circo Romero, instalado em Arapiraca, falam ao portal 7segundos sobre a situação que estão enfrentando

Por 7segundos 06/04/2020 17h05
Com circo fechado por causa do coronavírus, artistas pedem apoio de autoridades e população.
Irmãos Brito lamentam que o circo não possa trabalhar - Foto: Claudio Barbosa

Hoje tem espetáculo ?...tem sim senhor!. Essa frase é famosa no mundo do Circo. Porém, em virtude da pandemia do Coronavírus, a tradicional pergunta tem uma resposta diferente: não senhor. Em meio à arquibancada vazia, a reportagem do portal 7 segundos conversou com  Marcelo Brito, do Circo Romero, que está instalado há duas semanas no bairro Bonsucesso, em Arapiraca, na região agreste.  “Infelizmente a gente não pode trabalhar. Vamos esperar para ver o que pode acontecer,” disse a ele.

Marcelo é irmão do palhaço Bob Esponja, proprietário do Circo Romero. Os irmãos  nasceram em Palmares (PE), mas o circo começou na Bahia. “Somente neste circo, junto com meu irmão, trabalho há 10 anos,” afirmou. Revelando sua preocupação com a manutenção dos 18 profissionais que atuam na trupe, ele citou que são artistas de picadeiro e o pessoal de apoio, que necessitam dos espetáculos. O espaço tem capacidade para quinhentas pessoas e o valor do ingresso é de R$ 5,00. ´”É desse dinheiro que entra na bilheteria que a gente se mantém,” concluiu.

Exatamente quando o circo instalou a estrutura, veio o decreto e nenhum espetáculo foi realizado. Não há, também, como desarmar a lona e pegar estrada. Isso representaria mais prejuízo. Neste cenário de incertezas, Marcelo Brito revelou que moradores do bairro Bonsucesso já estão colaborando com eles e fazem algumas doações. “Juntamos com aquilo que já temos e vamos economizando, se segurando”. Ele fez questão de lembrar que toda a classe circense está sofrendo no Brasil.

E, já no final da entrevista, chega o Bob Esponja. No semblante, a preocupação com a manutenção de todos, inclusive das crianças que vivem no local. Através do Portal 7segundos ele aproveitou inclusive para pedir esse apoio, não apenas da população, mas também das autoridades, inclusive da Prefeitura de Arapiraca.