Saúde

Coronavírus: chineses identificam novos sintomas da doença

Divulgado só agora, estudo feito em fevereiro mostra que parte dos pacientes apresenta problemas neurológicos durante a infecção

Por Metrópoles 06/04/2020 14h02
Coronavírus: chineses identificam novos sintomas da doença
O vírus pode chegar ao sistema nervoso central pelo sangue ou diretamente pelo nariz, por meio do nervo olfativo - Foto: VSRAO/HTTPS://PIXABAY.COM

Dor de cabeça, tontura, confusão mental, convulsões, sonolência, perda da coordenação muscular e até acidente vascular cerebral (AVC) estão entre os sintomas apresentados por uma parcela dos pacientes com a Covid-19 na China. A informação foi divulgada por pesquisadores do país a partir de estudo realizado com 214 infectados pelo novo coronavírus.

Segundo a sondagem, ao menos 78 dos pacientes (36,4%) relataram algum problema neurológico depois de terem sido contagiados pelo vírus. O estudo foi feito entre 16 de janeiro e 19 de fevereiro.

O vírus pode chegar ao sistema nervoso central pelo sangue ou diretamente pelo nariz, por meio do nervo olfativo. “A pessoa teria contato com o vírus pela narina e, através do nervo que leva a informação do nariz para o cérebro, ele conseguiria causar a infecção. A falta de ar, por exemplo, pode ocorrer por agressão neurológica do vírus na região do cérebro responsável por controlar os centros da respiração”, explicou o neurologista Saulo Nardy Nader, do Hospital Israelita Albert Einstein, ao jornal Folha de S. Paulo.

Nos Estados Unidos, na Itália e China, médicos relataram que pessoas com doenças neurológicas pré-existentes têm manifestado confusão mental, perda temporária da capacidade de fala, desorientação e letargia depois de infectadas pelo novo vírus.