Saúde

Profissionais de Hospital de Arapiraca participam de treinamentos para enfrentamento do Covid-19

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tem realizado treinamentos com as equipes de saúde baseado nas normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Por Assessoria 06/04/2020 16h04
Profissionais de Hospital de Arapiraca participam de treinamentos para enfrentamento do Covid-19
Profissionais de Hospital de Arapiraca participam de treinamentos para enfrentamento do Covid-19 - Foto: Assessoria

O vírus quem tem assolado o Mundo, o Covid-19, requer prevenção e cuidados de toda população, mas principalmente dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos possíveis casos. Pensando nisso, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tem realizado treinamentos com as equipes de saúde baseado nas normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A programação, seguindo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital, Jean Vital, atinge todos os profissionais de saúde, de apartamento a UTI. Ele explicou ainda que apesar das equipes saberem os procedimentos dos atendimentos do dia a dia, as medidas para enfrentamento do Coronavírus são diferentes e requerem uma atenção diferenciada.

“Estamos treinando o hospital inteiro, principalmente quem está na linha de frente. Todos seguindo novas recomendações. É algo muito novo e precisamos estar prontos caso algum caso positivo chegue até aqui e precise do nosso atendimento”, disse Vital, lembrando que apenas alguns casos suspeitos, mas que foram logo descartados, estiveram no HR.

O diretor médico Ulisses Pereira afirmou que a capacitação não visa apenas o cuidado com o paciente, mas também com o próprio profissional. “São recomendações da OMS e da Anvisa no uso do EPI de forma correta, na junção de materiais e até em casos de parada cardíaca. É importante para que todos saibam como se proteger e proteger quem está sendo atendido”, falou.

Mesmo com todas as medidas que estão sendo tomadas, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho lembra que o único Posto de Saúde referência para atendimentos suspeitos de Coronavírus, chamado Sentinela, é o 3º Centro, localizado no bairro Santa Edwiges (próximo ao CRIA). 

Qualquer informação relativa à pacientes de Arapiraca em que hajam suspeitas ou evidências relacionadas ao COVID-19 devem ser obtidos da Vigilância Epidemiologia do Município ou do Estado.