Baixo São Francisco

Escola estadual em Traipu é 2º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia de 2020

Alunos construíram um protótipo de barco marítimo removedor de entulhos

Por Assessoria 05/04/2020 10h10
Escola estadual em Traipu é 2º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia de 2020
Escola estadual em Traipu é 2º lugar no Brasil na Febrace 2020 - Foto: Divulgação

A construção de um protótipo de barco marítimo removedor de entulhos deu à Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, da cidade de Traipu, o segundo lugar nacional na 18ª Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

O resultado da competição foi divulgado neste sábado (4), em cerimônia virtual transmitida para todo o país.

A 18ª edição da Febrace contou com 345 projetos finalistas, de 27 estados brasileiros. Os projetos foram desenvolvidos por 761 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de 295 escolas em todo o território nacional.

Orientados pela professora Taciana Santos da Silva, os estudantes Ronaldo Silva Souza e Noberth Leonardo Farias Galvão desenvolveram um protótipo de Barco Marítimo Removedor de Resíduos, com o propósito de recolher lixo e outros materiais presentes nas águas do Rio São Francisco, em Traipu. De acordo com os estudantes-cientistas, o barco é formado em sua base por madeira mulungu e na plataforma com peças de modelix e motores.

A Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, da cidade de Traipu, tem na direção a professora Sandra Cecília e na coordenação pedagógica Elisângela Antunes. Ligada à 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), comandada pela a professora Ana Valéria Peixoto, a unidade de ensino tem recebido total apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem à frente o vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa.

Outros projetos

Além da premiação nacional para a Escola Estadual Maria Avelina do Carmo (Traipu), Alagoas teve nove projetos selecionados para o maior evento científico da educação no Brasil. Desse total, cinco projetos foram de escolas da rede estadual. 

Foram selecionados os projetos: “Análise dos Efeitos Inseticidas a Partir do Louro Visando o Controle de Baratas Urbanas”, da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca; “Deata – Dispositivo de Exame Audiométrico Tonal com Arduíno”, da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos; “Mudança de Hábitos: Por Uma Linha sem Lixo”, da Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, e “Viver Vale a Pena: Ambiente Digital Interativo Para Jovens e Adolescentes Vítimas de Depressão”, da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

A edição deste ano teve o patrocínio da Petrobras, Samsung, Oracle, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, com o apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).