Comunidade

Abastecimento será retomado na noite deste sábado (4) em Piaçabuçu

Cidade também foi afetada pelo aumento da turbidez da água do Rio São Francisco

Por Assessoria 04/04/2020 14h02
Abastecimento será retomado na noite deste sábado (4) em Piaçabuçu
Abastecimento será retomado na noite deste sábado (4) em Piaçabuçu - Foto: Reprodução

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Unidade de Negócio Agreste, informou que o abastecimento de Piaçabuçu será retomado na noite deste sábado (4) e, gradativamente, será regularizado até este domingo (5).

A cidade também foi afetada pelo aumento da turbidez da água, que chegou a níveis mais de mil vezes acima do normal em virtude das chuvas dos últimos dias e da cheia do Rio Ipanema, que arrastaram entulhos, lama e sedimentos para o Rio São Francisco. O Ipanema é o principal afluente do São Francisco em Alagoas.

O líquido tratado será enviado para a população de Piaçabuçu após o trabalho de limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA), que está ocorrendo na tarde de hoje. Uma das etapas desse serviço é a limpeza dos clarificadores, estruturas da ETA que receberam muitos sedimentos da água que estava com o nível de turbidez acima do normal.

Conforme dados da Unidade de Negócio Agreste, da Casal, a turbidez da água do São Francisco em Piaçabuçu, que fica situada à margem do rio, chegou a 1.200 NTU (sigla que provém do inglês Nephelometric Turbidity Unit). Em condições normais, esse índice deve estar em 5 NTU.

Enquanto o abastecimento por meio da rede não se normaliza, a Casal disponibilizou dois caminhões-pipa para atender algumas áreas da cidade durante este sábado (4). A Unidade de Negócio lembra ainda que o bairro Paciência, devido à localização em relação à ETA, deverá ser abastecido pela rede nas primeiras horas deste domingo.