Cidades

[Vídeo] Morador faz apelo após chuvas abrirem cratera no bairro Santa Edwirges

Morador arrecada assinaturas para reivindicar pavimentação de ruas

Por 7Segundos 02/04/2020 11h11
[Vídeo] Morador faz apelo após chuvas abrirem cratera no bairro Santa Edwirges
Chuvas abriram buraco que impedem a passagem de veículos na rua Maria Celestina, em Arapiraca - Foto: cortesia

As chuvas têm provocado uma série de transtornos em Arapiraca. Em ruas calçadas e asfaltadas a falta de galerias para o escoamento de águas pluviais, ou o entupimento delas provocam alagamentos e, nas ruas sem pavimentação o surgimento de buracos ou crateras causam apuros aos moradores, como no caso da rua Celestina Maria do Nascimento, no bairro Santa Edwirges, que está intransitável para veículos.

“Não está passando mais veículos pela rua, nem carro e nem moto e para nós, moradores, a gente só consegue tirar o carro da garagem com muita dificuldade. Estamos praticamente impedidos de sair de casa”, afirmou o corretor de imóveis Bruno Matos, que também é conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil/Seccional Alagoas.

Morador da rua Celestina Maria, no início da semana ele gravou um vídeo apelando ao município para que sejam tomadas providências em relação à cratera que se abriu na localidade, que fica próximo ao Caic e ao Cras. Em uma das partes, o buraco está tão profundo que deixou a tubulação de água exposta. Além do apelo, ele também está arrecadando assinaturas de um abaixo-assinado para encaminhar à prefeitura e ao Ministério Público.

“A situação da cratera hoje está ainda pior do que no dia em que gravei o vídeo, devido as chuvas nos últimos dias. O que nós moradores não entendemos é porque nestes bairros novos, as ruas já foram calçadas e algumas até já asfaltaram por cima do calçamento, enquanto aqui e outras ruas paralelas, apesar de estarem próximas ao Centro Administrativo, shopping e Fórum foram esquecidas. O problema não é só na minha rua, mas em todas entre a Francisco Cazuza e a Samaritana”, declarou.

De acordo com ele, em algumas ocasiões, a prefeitura chegou a passar a máquina na rua, que resolveu o problema apenas momentaneamente. “A gente sabe que, nesse período, não tem como fazer obra de pavimentação, mas passar a máquina não está resolvendo de muita coisa, porque quando chove, a água leva tudo. A prefeitura poderia ao menos colocar piçarra até chegar o período em que a obra possa ser realizada”, ressaltou.

O abaixo-assinado, além de pedir providências, busca também informações sobre a pavimentação dessas ruas. A Celestina Maria, assim como outras paralelas, receberam meio-fio há alguns anos, mas a obra de calçamento nunca chegou. “Precisamos saber se, nos documentos, essa rua aparece como pavimentada, porque é mais fácil encontrar qualquer outra coisa que calçamento”, disse.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, que informou ter passado a situação para o setor de infraestrutura do município. Conforme a assessoria, devido à grande demanda de reparos em ruas em decorrência das chuvas, as equipes estão trabalhando em áreas emergenciais e vai atender as solicitações de moradores.