Agreste

Cheia do rio São Francisco deixa a água suja e dificulta abastecimento em Traipu

De acordo com moradores, a última vez que o nível da água subiu dessa forma havia sido em 2010

Por 7segundos 31/03/2020 17h05
Cheia do rio São Francisco deixa a água suja e dificulta abastecimento em Traipu
Nível da água subiu bastante em Traipu - Foto: Lilian Epifânio

Em razão das últimas chuvas nas regiões agreste e sertão do estado, o nível da água do rio São Francisco subiu consideravelmente. Em Traipu, por exemplo, moradores atestam que a última vez que o rio alcançou o nível atual havia sido em 2010.  Como consequência, a força da água traz também muito mato, que desce das encostas, além do barro trazido por afluentes. Como a água está muito suja, acaba comprometendo o abastecimento nas residências.

Através de sua assessoria de comunicação, a própria CASAL informou que, devido às chuvas, a turbidez da água captada do rio São Francisco chegou a 200 vezes acima da sua condição normal, o que está dificultando o tratamento do líquido que é distribuído em cidades da região Agreste de Alagoas. Em virtude disso, a Companhia e a empresa parceira Agreste Saneamento, estão realizando algumas operações para resolver o problema, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem a região.

O novo Sistema Adutor do Agreste tem a captação em Traipu, de onde a água é retirada e enviada para uma Estação de Tratamento (ETA), que fica em Arapiraca, abastecendo a parte alta da cidade, além de Craíbas, Igaci e o Presídio do Agreste. Porém, na cidade de Traipu, o abastecimento é feito através do sistema individual de abastecimento, que trata apenas o líquido fornecido ao próprio município.

Nos próximos dias, em meio aos cuidados com a pandemia do coronavírus – que exige uma maior atenção com a higiene, à população terá que demonstrar muita paciência, uma vez que a natureza tem mostrado sua força.  Uma alternativa tem sido esta: Pegar a água no rio, deixar o barro descer e ferver em seguida, para poder usar.