Brasil

Bebês de 1 e 2 anos estão com coronavírus na Bahia e Maranhão

Embora apresentem menos sintomas e menor risco de complicações, bebês e crianças também estão sujeitos a desenvolver quadros graves da covid-19

Por R7 30/03/2020 12h12
Bebês de 1 e 2 anos estão com coronavírus na Bahia e Maranhão
Bebês de 1 e 2 anos estão com coronavírus na Bahia e Maranhão - Foto: Ilustração

Os governos da Bahia e do Maranhão notificaram nas últimas horas casos de bebês infectados por coronavírus. 

A Secretaria da Saúde da Bahia notificou um caso confirmado de infecção por coronavírus em uma criança de dois anos, segundo boletim divulgado no fim da tarde de domingo (29).

De acordo com o comunicado, a criança apresenta bom estado de saúde. A Bahia tem 156 casos de covid-19 e confirmou ontem a primeira morte, de um homem de 74 anos.

No Maranhão, uma menina de uma ano teve resultado positivo para coronavírus. O quadro de saúde dela é estável. O estado tem 22 casos confirmados e um óbito, de um homem de 49 anos que tinha histórico de hipertensão. 

Mundialmente, crianças com covid-19 apresentam sintomas mais leves ou, às vezes, nenhum. No entanto, há casos que podem evoluir para quadros graves.

Embora tenham poucos sintomas, as crianças transmitem o vírus, o que fundamenta as decisões tomadas por governos estaduais e municipais de manter escolas fechadas.

Uma vez em contato com outras crianças e posteriormente com as famílias, elas podem acelerar a disseminação do vírus entre adultos e idosos, estes últimos principal grupo de risco para complicações decorrentes da covid-19.

Um bebê com menos de um ano morreu nos Estados Unidos após ter sido infectado pelo vírus, de acordo com o governo do estado de Illinois. Em Portugal, um adolescente de 14 anos também faleceu. 

O Brasil tinha, até ontem, 4.256 casos confirmados em laboratório de covid-19 e, destes, 136 pacientes morreram.

São Paulo é o estado com maior número de casos (1.451) e também de óbitos (98). Mas também houve registros de óbitos em outras 12 unidades da federação.